121 pessoas passaram pelo Sábado Sem Câncer no CECAN
47% dos participantes serão encaminhados para tomografia de baixa dose
População atende ao chamamento do CECAN e comparece aos exames
O CECAN – Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba – promoveu no último sábado, 2 de agosto, mais uma edição da campanha Sábado Sem Câncer; desta vez voltada à prevenção, rastreamento e detecção precoce do câncer de pulmão, tipo mais letal da doença em todo o mundo.
A ação atendeu 121 participantes, mobilizou mais de 50 profissionais de saúde, entre oncologistas, pneumologistas, radiologistas, enfermeiros, psicólogos e voluntários e contou com o apoio da Prefeitura de Piracicaba e do Departamento Regional de Saúde (DRS-X).
Durante a triagem, os participantes responderam a uma anamnese estruturada, com dados sociodemográficos, sintomas respiratórios, histórico de tabagismo, carga tabágica e nível de dependência à nicotina. A avaliação permitiu identificar pessoas com alto risco de câncer de pulmão, que agora seguirão para exames de imagem e acompanhamento clínico.
Eles tinham entre 21 e 90 anos; 58% são fumantes, 12% ex-fumantes e 30% não-fumantes; 47% serão encaminhados para tomografia computadorizada de baixa dose (TCBD); 28% serão encaminhados para grupos de tratamento contra o tabagismo; 43% relataram sintomas respiratórios, como tosse persistente; e 40% eram semi-analfabetos, o que reforça a importância de ações educativas.
O oncologista Dr. Fernando Medina, diretor do CECAN, destaca a relevância dos dados coletados: “Identificamos um grupo significativo com fatores de risco importantes, como alta carga tabágica e dependência à nicotina. A predominância de pessoas brancas e com baixa escolaridade também aponta para a necessidade de ações educativas e de inclusão no sistema de saúde”.
Parte da equipe médica do CECAN que atendeu ao público
Ainda segundo o médico, o diagnóstico precoce é a chave para aumentar as chances de cura: “A maioria dos casos ainda é descoberta em estágios avançados, o que dificulta o tratamento. Campanhas como esta são fundamentais para salvar vidas”, disse, lembrando que a campanha, agora, segue com ações voltadas à cessação do tabagismo, educação em saúde e acompanhamento dos casos rastreados.