14º Festival Curau terá nomes como Chico César, Karnak e Melly
Tradicional evento acontece no Engenho Central nos dias 6 e 7 de dezembro; ingressos podem ser retirados pelo site e público pode contribuir
Karnak (acervo Karnak)
Com a proposta de unir música e cultura popular, o Festival Curau chega à 14ª edição nos dias 6 e 7 de dezembro, no Engenho Central, em Piracicaba (SP). A programação reúne apresentações de artistas nacionalmente conhecidos, como Chico César, Karnak e Melly, além de representantes de diferentes vertentes tradicionais e contemporâneas, uma diversidade que marca a história do festival.
A programação é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site oficial (festivalcurau.com.br) ou diretamente na portaria do evento. Para quem quiser ajudar no financiamento e na manutenção do festival, é possível contribuir e há sugestões de cotas disponíveis no site.
O 14º Festival Curau foi idealizado pelo Instituto Curau mediante recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em sintonia com a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo do Estado de São Paulo. Conta também com o apoio da Prefeitura de Piracicaba.
Atrações
A programação do 14º Curau reúne atrações como shows, vivência e feira criativa e gastronômica. No sábado (6), um dos destaques da programação é o espetáculo musical Auto do Guriatã, que traz a tradição do Bumba meu Boi na voz de reconhecidos mestres como Ana Maria Carvalho, Tião Carvalho, Sapopemba e Graça Reis, com a participação especial do grupo Boi de Maracanã do Maranhão. A noite será encerrada com o show de Chico César, um dos maiores cantores e compositores brasileiros; ele apresenta a turnê de 30 anos do álbum “Aos Vivos”.
No domingo (7), o festival inicia com a apresentação do grupo de samba piracicabano Quilombola, com a participação especial do reconhecido cantor e pesquisador Luiz Antônio Simas, que além da roda de samba, ministra palestra aberta ao público. No palco principal, um dos destaques é o Karnak. Fundada pelo multiartista André Abujamra, a banda mistura rock, pop, música eletrônica e ritmos brasileiros. Quem encerra a programação é a cantora Melly, uma das indicadas ao Grammy Latino 2024, que traz o R&B para o público. (Confira abaixo a programação com os horários).
Cultura popular e diversidade artística
Criado em 2012 por Mari Pedrozo e Leo Magnin, que seguem como coordenadores junto a Mayra Kristina, o Festival Curau é realizado historicamente às margens do Rio Piracicaba e reúne grandes artistas da música a grupos da cultura popular.
“O objetivo é evidenciar a cultura popular e apresentar diversidade artística, além de fortalecer as manifestações culturais tradicionais e contemporâneas. É um festival sem fins lucrativos, realizado desde o início de forma gratuita. Nesta edição, o evento cresceu, estamos investindo em estruturas melhores e em uma programação diversa e potente”, afirma Leo Magnin.
Mari Pedrozo explica que, desde sua criação, o CURAU se desenvolveu ao longo dos anos a partir do encontro de pessoas movidas por um impulso cultural vibrante. “São instituições, grupos, coletivos, bandas, artistas, público, mestras e mestres dispostos a contribuir com um festival comprometido com a salvaguarda das manifestações populares e tradicionais, sempre conectadas ao presente. É esse encontro que molda a identidade forte, afetuosa e profundamente enraizada no território que o Curau possui”, afirma.
O nome do festival é representado pela sigla de CUlturas Regionais e Artes Urbanas, o que, de acordo com Mayra Kristina, diz muito sobre a proposta. “O intuito é valorizar a cultura popular, de forma a abranger não apenas as culturas tradicionais, como também as linguagens contemporâneas, promovendo este contato fundamental para a salvaguarda e o desenvolvimento das tradições por meio de diálogos do novo com o ancestral, do campo com a cidade e da juventude com os mestres”, aponta.
PROGRAMAÇÃO – 14º FESTIVAL CURAU (Engenho Central)
Sábado (6/12)
Shows
14h Americana Jazz Big Band
15h Criando Pontes
16h Matuto S.A.
17h Nelson D
18h Auto do Guriatã com as mestras Ana Maria Carvalho e Graça Reis, mestres Sapopemba e Tião Carvalho e banda
19h Samba de Lenço Mestre Antônio Carlos Ferraz convida Samba de Bumbo Nestão Estevam
20h Chico César
Galpão Arandu
16h30 Vivência de jogos e brincadeiras africanas e afrobrasileiras com Fabiano Maranhão.
14h às 20h Espaço de acolhimento e infantil
Feira criativa e espaço gastronômico – 14h às 22h
Domingo (7/12)
Shows
13h Quilombola & Luiz Antônio Simas
15h30 Cantavento
16h30 Congada de São Benedito
17h30 Karnak
18h30 Batuque de Umbigada de Capivari
19h30 Melly
Galpão Arandu
15h Gira Reflexiva “Quilombola recebe Luiz Antônio Simas”
17h30 Música e Quintais de Dentro com Cantavento
13h às 19h Espaço de acolhimento e infantil
Feira criativa e espaço gastronômico – 14h às 22h
12h Feijoada Quilombola
SERVIÇO
Mais informações sobre o 14º Festival Curau podem ser obtidas no site oficial (festivalcurau.com.br) ou no Instagram (@festivalcurau)



