17ª Jornada Pedagógica prossegue com palestra de Amyr Klink
Na noite de ontem, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé abordou o tema A Era da Ansiedade
Evento vai reunir mais de 4.900 profissionais da rede municipal para discutir inclusão, inovação e competências na educação
Amanhã (15), às 19 horas, o navegador e escritor Amyr Klink fará palestra na 17ª Jornada Pedagógica de Piracicaba sobre Mudanças, desafios, perspectivas e qualidade no planejamento, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. No período da manhã, o grupo Tiquequê fará um bate-papo musical, às 8h30 e às 13h30.
A programação do dia 16 conta com palestra intitulada Descomplicando o TDAH na Educação, às 8h30 e às 13h30, no anfiteatro da Secretaria de Educação, com o Prof. Me. Robson Dias. À noite, às 19h, será a vez da apresentação da Prof.ª Lorena Morachino, que abordará o Conceito da Cidade das Crianças, no Sesc Piracicaba.
Por fim, na sexta-feira, 17/10, haverá um encontro dos profissionais da educação, em comemoração ao Dia do Professor, no Engenho Central.
O evento
Com o tema Educação em Tempos de Transformação: Inclusão, inovação, emoções e competências para um novo aprender, a Secretaria de Educação, deu início ontem 1(3) à 17ª edição da Jornada Pedagógica. O evento, voltado exclusivamente aos profissionais da rede municipal, recebeu 4.920 inscrições e segue até sexta-feira, 17/10.
Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos, a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, destacou a importância da jornada como espaço de reflexão e crescimento profissional.
“A Jornada Pedagógica é um evento incrível organizado e realizado pela Secretaria de Educação. E o tema desta edição foi pensado como uma forma de nos convidar a olhar para o presente e o futuro da educação com responsabilidade. Que essa semana seja um espaço de diálogo e inspiração”, afirmou.
Na sequência, a abertura foi marcada pela palestra A Era da Ansiedade, com o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé. O professor abordou o desenvolvimento do estudo da ansiedade ao longo da história, destacando o sentimento como uma inquietação essencial do ser humano — uma herança evolutiva e existencial. A atividade também contou com a apresentação do coral Luiz de Queiroz da Esalq-USP.
Na manhã de hoje, 14/10, o evento teve continuidade com a oficina Metodologias Ativas e os 4Cs, conduzida pelo professor Sérgio Daniel Ferreira, no Centro de Formação. Ele também será o responsável pela oficina do período da tarde, às 13h30.
A programação segue à noite com a palestra da professora doutora Camila Leon, que abordará o tema Função Executiva e a Aprendizagem, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.