18ª Competição Baja SAE Brasil: 500 estudantes são esperados na EEP/Fumep
Evento vai reunir estudantes de três estados da região Sudeste
A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) é palco da 18ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Regional Sudeste, entre os dias 25 e 28 de setembro. O evento, que une atividades acadêmicas e esportivas, será realizado das 7h30 às 19h, com entrada gratuita ao público. Um espaço gastronômico também será disponibilizado no campus da instituição com a presença de food-trucks. A Fumep é mantida pela Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade SAE BRASIL, a disputa busca incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio do desenvolvimento de veículos off-road monomotores, conhecidos como bajas.
Segundo a organização, mais de 25 equipes já confirmaram presença, totalizando cerca de 500 estudantes universitários de instituições dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Considerada uma das etapas mais desafiadoras do circuito nacional, ela funciona como vitrine para novos talentos e soluções inovadoras que impulsionam o setor da engenharia automotiva no país.
Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção da EEP, professor André de Lima, a iniciativa vai além da competição. “A proposta é ampliar a formação técnica dos participantes e prepará-los para as exigências do mercado profissional. Os alunos são responsáveis por projetar e construir seus próprios bajas, que são submetidos a provas estáticas e dinâmicas avaliadas por engenheiros da indústria da mobilidade”, destacou. Ele acrescentou que as equipes vencedoras da etapa nacional garantem a oportunidade de apresentar seus projetos em uma competição internacional, nos Estados Unidos.
O circuito da competição, com aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão, segue orientações técnicas da comissão julgadora, em critérios como dimensões da pista, obstáculos e requisitos de segurança. A montagem conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. “Além disso, somos pioneiros na incorporação de um túnel no traçado da pista, elemento que acrescenta um desafio extra à prova e diferencia nossa estrutura. Estamos no caminho certo, recuperando o prestígio da instituição no meio acadêmico, no setor automobilístico e entre empresários da área”, completa o diretor-executivo da Fumep, Luis Chorili Neto.
CRONOGRAMA - A agenda do evento prevê uma programação robusta ao longo dos quatro dias de disputa. Hoje, 25, as equipes participantes foram recepcionadas para o credenciamento oficial, seguido por um briefing de abertura conduzido pela direção da FUMEP e da SAE Brasil.
Amanhã, 26, os participantes enfrentarão as avaliações estáticas, além da apresentação técnica dos projetos desenvolvidos.
O dia 27 será dedicado às provas dinâmicas no qual serão avaliados o desempenho geral dos veículos em diferentes aspectos, como resistência estrutural, capacidade de tração, estabilidade em curvas, dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade final e capacidade de superação de obstáculos.
Encerrando a programação, no dia 28 ocorre a prova mais aguardada: o enduro, com duração de quatro horas. Ao final, será realizada a cerimônia de premiação, consagrando as equipes de maior destaque na competição.
HISTÓRICO - O projeto Baja SAE foi criado em 1976, na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, sob a liderança do Dr. John F. Stevens. No Brasil, o programa foi implantado em 1991, com a primeira competição nacional ocorrendo em 1995, na pista Guido Caloi, em São Paulo. A partir de 1997, a SAE Brasil assou a organizar edições regionais em diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.