18º Festival de Circo, no Engenho central, segue até domingo (31)
Hoje, o primeiro dia reuniu mais de 5.000 estudantes e entidades da cidade em sessões especiais
O Parque do Engenho Central já entrou no clima, com a abertura hoje (28) do 18º Festival de Circo SP. Palhaços, acrobatas, malabaristas e mágicos tomaram conta do espaço que abriga o festival até domingo (31), em um total de 53 atrações gratuitas. No primeiro dia, mais de 5.000 alunos de escolas municipais e estaduais, além de crianças e adolescentes de entidades assistenciais, lotaram as arquibancadas e se encantaram com a energia do picadeiro.
O 18º Festival de Circo SP é uma realização da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo estadual, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e correalização da Prefeitura de Piracicaba.
A cada risada, aplauso e olhar de encantamento, o Engenho reafirma seu papel como palco plural, transformado em um grande circo. “Foi o melhor dia do ano, gostei muito da mágica e da ‘Menina dos Bambolês’, a bambolista”, contou Vitória Gabrielle, 8 anos, estudante da Escola Municipal Prof. Thales Castanho de Andrade, ao sair da Lona Piolin.
A turma do Jardim I da Escola Municipal Enedina Lourenço Vieira saiu encantada e animada da Lona Arrelia. Fernanda Grosser, auxiliar de ação educativa, destacou a importância do momento: “A gente amou essa oportunidade de participar. Proporcionar isso para as crianças é muito importante, porque é cultura, é gratuito e, muitas vezes, elas não têm acesso. Muitos não conhecem e não conseguem vir com os pais. A escola poder trazê-los foi essencial. Eles ficaram encantados e nós, adultos, nos encantamos em dobro.”
As amigas Valentina Ferrari Arruda, de 13 anos, e Victoria Chieragatto, de 12, alunas da APAF, EE Antonio Pinto de Almeida Ferraz, também se divertiram no espetáculo Riso Show/MB Circo na Lona Pimentinha. Valentina destacou que a experiência foi diferente de tudo que já tinha visto. “Eu me encontrei com tudo aqui, foi muito especial. É bem diferente do circo que eu conhecia”, afirmou. Victoria contou que o que mais chamou sua atenção foi o palhaço. “Eu gostei muito de rir com o palhaço, ele deixou tudo mais divertido”, disse.
Davi Damasceno, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Aberto Thomazi, participou pela primeira vez de uma ida ao circo durante o Festival. O estudante não escondeu a empolgação com a experiência. “Eu nunca tinha vindo ao circo, achei tudo incrível e muito legal. Mas o que eu mais gostei foram os malabares, me encontrei neles”, contou.
Leonardo Liberal, de 8 anos, estudante da Escola Municipal Judith Moretti, se encantou com a magia. “Eu achei os mágicos incríveis, parecia que tudo era de verdade. Foi muito divertido e quero vir mais vezes”, disse.
ACESSO À CULTURA - Na manhã desta quinta-feira, 28/08, os secretários Carlos Beltrame e Clarissa Quiararia acompanharam a chegada das primeiras turmas de estudantes ao Engenho Central, onde destacaram a importância do Festival para a cidade.
“O circo tem uma força única de reunir gerações e transformar o espaço público em lugar de encontro, alegria e encantamento. Ver as crianças das nossas escolas e entidades se divertindo logo no primeiro dia mostra o quanto o Festival cumpre seu papel de popularizar o acesso à cultura. Piracicaba se orgulha de receber mais uma edição e de transformar o Engenho Central em palco dessa celebração da arte”, afirmou Carlos Beltrame, secretário da Cultura.
“O Festival de Circo é um encontro que emociona e transforma, porque une tradição, criatividade e a energia única das crianças e famílias que participam. É uma oportunidade de celebrar a beleza dessa arte, que atravessa gerações e desperta encantamento em cada apresentação. Apoiar e valorizar iniciativas como esta é fundamental para que Piracicaba continue sendo palco de experiências culturais que fortalecem a comunidade e renovam o espírito da cidade”, completou Clarissa Quiararia, secretária de Turismo.
MAIS CIRCO – Amanhã, sexta-feira, 29/08, acontece a abertura oficial do 18º Festival de Circo SP. A partir das 20h, na Lona Piolin, o público poderá assistir ao espetáculo Spark, do Circo Spacial, marcando o início das atividades abertas à população. A expectativa é de uma noite de muita emoção e encantamento para celebrar a magia do circo no Engenho Central.
RETIRADA DE INGRESSOS – Para acompanhar os espetáculos abertos à população será necessário retirar ingresso gratuitamente, a partir de uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria oficial localizada em frente ao Armazém 11, na lateral do Armazém 9, onde está a praça de alimentação.
PROGRAMAÇÃO
29/08, sexta-feira
Manhã e tarde – Atividades exclusivas para escolas e instituições
20h – Abertura oficial – Spark/Circo Spacial (Lona Piolin)
30/08, sábado
14h – Cabaré LaMínima ao Máximo (Lona Piolin)
14h – Concertada um Estrépito Musical/Trupe Irmãos Atada (Lona Arrelia)
14h – Circo da Alegria (Lona Pimentinha)
14h – Bolhas (Palco Figurinhas)
14h30 – Los Branda (Palco Figurinhas)
15h – O Doce Circo de Marionetes (Palco Figurinhas)
15h – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)
15h35 – Irmãs Botero (Palco Figurinhas)
16h – Supernova (Palco Externo)
16h10 – Tetéo e família em: A Turma da Alegria (Palco Figurinhas)
16h30 – Pimpolim O Show/Família Gelli (Palco Figurinhas)
16h30 – Duo Expressão e Arte/Fadas Açucaradas (Palco Externo)
17h – Bloom, Caminhos e Encontros/Lamala Circo (Lona Piolin)
17h – Vida de Circo/Cia Circodança (Lona Arrelia)
17h – Cavaco e sua Pulga/Caravana Tapioca (Lona Pimentinha)
18h – Suspenso em Nós (Palco Externo)
18h30 – Corpos Suspensos/Cia Base (Palco Externo)
20h – Magnific/Arena Circus (Lona Piolin)
20h – Cabaret Tertúlia/Namakaka (Lona Arrelia)
20h – Allegro Andante/Cia. Barnabô (Lona Pimentinha)
31/08, domingo
13h – A Garota do Faroeste (Palco Figurinha)
13h30 – Planeta Azul/Circo Casuo (Lona Arrelia)
13h30 – A Louca das Frutas (Palco Figurinha)
14h – Mágicas de Impacto! (Lona Piolin)
14h – A Viagem do Jiló (Lona Pimentinha)
14h30 – Cantando e se Equilibrando nas Nuvens (Palco Figurinha)
15h – Uma Série de Surpresas/Cia Fundo Falso (Lona Arrelia)
15h – E Agora, é a Vez de Quem?/Palhaço Kersito (Palco Figurinha)
16h – Trakina & Trak’s/As Aventuras do Menor Carro do Mundo (Palco Figurinha)
16h – The Gift (Palco Externo)
16h30 – Magicando (Palco Figurinha)
16h30 – A Jornada Emocional (Palco Externo)
17h – A Mulher que Conjurava Sonhos/Circo Di Mônaco (Lona Piolin)
17h – Varieté Tradicional (Lona Arrelia)
17h – Estupendo Circo Di SóLadies (Lona Pimentinha)
18h – Sobre Rodas (Palco Externo)
19h – Duo Capilar Ser (Palco Externo)
20h – Rudá, um Sonho Real (Lona Piolin)
20h – Cris, o Mágico em Magia de Encanta (Lona Arrelia)
20h – A Vida de um Saltimbanco/Circo Mambembe (Lona Pimentinha)
SERVIÇO – 18º Festival de Circo SP. No Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Mais informações: https://www.cultura.sp.gov.br/sec_cultura/Institucional/Noticias_da_Secretaria_da_Cultura/festival_circo_01