45% da população da região de Piracicaba utiliza aplicativos para compras
Para 62% dos consumidores que adquiriram mercadorias ou serviços por aplicativos, o celular é o principal dispositivo de acesso
Imagem gerada pela bing.com
A nova edição do levantamento Seade SP TIC revela que, em 2025, 45% da população da região de Piracicaba utiliza aplicativos eletrônicos para compras ou contratação de serviços on-line. No Estado de São Paulo, o comportamento é semelhante, com 51% dos moradores utilizando a modalidade para realização de compras pela internet. Para aquisição de diferentes produtos no meio virtual, o celular foi o dispositivo mais utilizado pelos usuários da região (62%).
As compras realizadas na região de Piracicaba referem-se à aquisição de produtos, como vestuário, medicamentos e cosméticos (52%), seguidas por encomendas de comida - pedidos de refeições e lanches - 33%. Quanto à frequência das compras, 48% declaram realizá-las, ao menos uma vez por semana, já 27% afirmam comprar todos os dias, 17% ao menos uma vez por mês e 8% de forma esporádica.
A principal forma de pagamento utilizada pelos usuários da região de Piracicaba é o cartão de crédito 66%, seguida por 21% que fazem as compras online por PIX. Essas tendências, apesar das variações percentuais, se assemelham às identificadas para o conjunto do Estado de São Paulo, sugerindo adesão ao meio virtual, por parte de segmentos da população, para a realização de compras e aquisição de produtos.
O estudo mostra que a adesão ao consumo digital é maior na capital (53%), mas também expressiva no interior (47%). O perfil do consumidor por aplicativo também chama atenção: são, majoritariamente, pessoas nas faixas etárias mais jovens, com ensino superior e renda familiar acima de dez salários mínimos. Já a prática é menos habitual entre pessoas com ensino fundamental, rendimentos inferiores e de 60 anos ou mais.
“A diferença no consumo entre capital e interior pode ser explicada pela dinâmica desse modelo de negócio, que requer mercado consumidor mais amplo e concentrado geograficamente, o que é requisito para a viabilidade econômica das plataformas de aplicativos”, conforme análise da Fundação Seade. Além disso, “as compras por aplicativos se tornam uma opção pela conveniência de realizar transações em qualquer horário e lugar, facilidade de usar smartphones, além de promoções exclusivas, bonificação por fidelidade e a variedade de produtos e serviços disponíveis”.