5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores será na sexta-feira (4), na Fumep
Evento prepara para a 5ª CNSTT, em agosto, em Brasília, promovida pelo Ministério da Saúde
Procurador do Ministério Público do Trabalho, Silvio Beltramelli
Cerca de 120 pessoas se inscreveram para participar da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores (CNSTT), na sexta-feira (4), das 8h às 15 horas, no salão nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O tema deste ano será “Saúde dos Trabalhadores como Direito Humano”, com palestra inaugural do procurador do Ministério Público do Trabalho, Silvio Beltramelli, que entre as suas atividades, dedica-se à investigação das relações de trabalho sob a ótica dos direitos humanos, desenvolvendo, atualmente, plano de pesquisa intitulado: O direito internacional para o Trabalho Decente em tempos de Quarta Revolução Industrial.
Serão três eixos discutidos para construir propostas a serem levadas à 5ª CNSTT, promovida pelo Ministério da Saúde. São eles: Política Nacional de Saúde do Trabalhadores; As novas relações de trabalho e a saúde dos trabalhadores, e Participação popular na saúde dos trabalhadores para o Controle Social.
“Com as discussões finalizadas são elaboradas e votadas as diretrizes da etapa local, seguido da eleição de pessoas delegadas para a etapa macrorregional e, por fim, realizada a plenária final para a divulgação e validação das diretrizes selecionadas pelos participantes da conferência”, enfatizou Carina Baron, gerente de Vigilância em Saúde de Piracicaba.
Entre os objetivos da conferência está a possibilidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer ainda mais as políticas públicas já existentes no país. Vale destacar que as propostas servirão de base para revisar e atualizar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), visto que a 5a CNSTT acontece de 18 a 21/8, em Brasília.