500 exames gratuitos neste sábado
Mutirão do Cecan da Santa Casa de Piracicaba fortalece acesso à prevenção do câncer de próstata
A iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa com a saúde masculina e com o acesso universal ao diagnóstico precoce
O Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba (CECAN) realiza neste sábado, 15 de novembro, das 9h às 16h, um mutirão com 500 exames gratuitos para prevenção do câncer de próstata — o câncer mais incidente entre os homens no Brasil, responsável por cerca de 30% de todos os novos casos masculinos de câncer no país.
Segundo o INCA, todos os anos, o Brasil registra 71,7 mil novos casos da doença, com uma taxa estimada de 67,86 casos por 100 mil homens. Esses números reforçam a importância da iniciativa, que amplia o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento de uma doença que pode ser prevenida.
Podem participar do Sábado Sem Câncer homens a partir de 50 anos, a partir de 45 anos com histórico familiar e a partir de 40 anos para homens negros com histórico da doença. O atendimento inclui exame de PSA e consulta com toque retal.
Segundo o diretor do CECAN, oncologista Fernando Medina, casos suspeitos passam por ressonância, biópsia e, se necessário, seguem para tratamento. “A iniciativa reforça o compromisso da Santa Casa com a saúde masculina e com o acesso universal ao diagnóstico precoce — fundamental para aumentar as chances de cura”, disse.
Para garantir mais rapidez e acolhimento, a equipe do CECAN reorganizou todo o fluxo de atendimento. No mutirão, atuarão 50 profissionais — médicos, enfermeiras, técnicos de radioterapia, farmacêuticas, psicóloga, técnicos de TI, recepcionistas e assistentes de higienização — garantindo maior agilidade no atendimento.
A ação integra o Novembro Azul e acontece na sede do CECAN, na Avenida Independência, 953. Para participar, é necessário documento com foto, comprovante de residência e a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível.



