A comunicação que não funciona
O alerta é do pensador Peter Drucker, que aponta a dificuldade das pessoas para garantir clareza no que dizem e no que ouvem
imgem gerada pelo: Gerador de imagem Artguru
Por Alessandro Natal
Parece incrível esta informação em pleno século XXI, para uma sociedade conectada em redes sociais e com possibilidades múltiplas de divulgar conteúdos: 70% dos problemas de uma organização estão na comunicação. O alerta é do pensador Peter Drucker, que aponta a dificuldade das pessoas para garantir clareza no que dizem e no que ouvem.
Nem sempre nos atentamos para o fato de que nossos interlocutores podem estar em uma sintonia diferente e, por isso, não captam com a mesma intensidade e propósitos informações que para nós são de extrema relevância.
Isso acontece também na mão contrária. Informações que para nós podem não ter a menor importância, para os nossos interlocutores elas podem chamar a atenção de tal forma a ponto de confundir sobre o nosso propósito original de comunicar.
Isso requer das lideranças atenção redobrada sobre esse aspecto. Não basta apenas comunicar, mas saber se na outra ponta da linha a informação chegou corretamente e se foi assimilada como era preciso. Bem como se seu efeito também condiz com as expectativas de quem a comunicou.
Ajustar a linguagem não é um exercício fácil, uma vez que em um ambiente coletivo os interesses são os mais diversos e a capacidade de assimilação de conteúdos também. Além de que, vivemos numa Babel de informações.
Há níveis de compreensão e níveis de reações e atitudes em relação ao que foi comunicado. Nesse sentido, pela habilidade de troca de informações entre integrantes de uma equipe é possível avaliar o desempenho de uma liderança. Porque os resultados estão diretamente relacionados a essa linha fina que os une e os potencializa em suas obrigações.