Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
A diferença que faz a diferença de fazer
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais

A diferença que faz a diferença de fazer

Há momento em que é preciso fazer junto, há momento em que o destaque é único

Avatar de Viletim
Viletim
fev 05, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
A diferença que faz a diferença de fazer
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais
1
Compartilhar

por Alessandro Natal

Há muitas possibilidades de se analisar a ideia de ser diferente. Podemos observar essa qualidade pelo estilo de uma pessoa, pelas suas preferências artísticas, comportamentais, enfim.

No plano corporativo, ser diferente pode ser bom e pode ser ruim, a depender da diferença e o propósito da empresa. Uma pessoa que desrespeita as regras sem uma razão plausível, apresenta uma diferença preocupante e desestabilizadora.

Mas uma pessoa com alto poder criativo pode desestabilizar de tal forma o ambiente de trabalho que acaba colocando a equipe em outro nível de percepção, fundamental para o desenvolvimento das atividades diárias.

A diferença, quando agrega valores, é positiva, quando prejudica o andamento do trabalho, é negativa. Mas as pessoas gostam de ser vistas como diferentes e receber atenção diferenciada. Como chegar a um ponto de equilíbrio se todo empresário busca um profissional que faça a diferença?

Os nossos pais e avós já diziam: “Você não é todo mundo!” De certa forma, eles queriam dizer: “Você é responsável pelos seus atos. Não adianta falar que todo mundo faz assim, se assim está errado”. Era uma lição moral.

No plano da execução do trabalho, haverá sempre dois grupos de profissionais, aqueles que fazem assim, como todos fazem, então serão percebidos como iguais. E aqueles que fazem diferente e fazem a diferença. Esses são diferentes e percebidos como tal.

Há empresas que precisam do primeiro. Há empresas que precisam do segundo. A maioria das empresas precisa dos dois. Muitas vezes, essa diferença está na visão de mundo do profissional, no seu projeto de vida e desenvolvimento cultural.

Enquanto o primeiro executa o que está determinado, e a empresa se destaca, o segundo vê a necessidade das mudanças, para que as coisas funcionem sempre melhor, e a empresa se destaca ainda mais.

Saiba fazer a diferença, quando a busca for pela diferença. Saiba fazer igual, quando a busco é pelo que precisa ser igual. Transite com desenvoltura entre esses dois mundos, tendo uma boa formação cultura e técnica. Isso sim fará toda a diferença.

Alessandro Natal escreve todas as semanas sobre gestão de empresas no site Viletim.com.br

Esta publicação é para assinantes pagos.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar

Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais