A forma sutil de Putin negociar
O Ocidente compra a ideia de que o ditador está apenas ajustando detalhes de um acordo aceito, o que não é a verdade
Captura de tela do vídeo do Rapid Response 47 na rede social X
De forma sutil, como sempre, o ditador russo deixou em aberto o acordo de cessar-fogo de 30 dias proposto pelos EUA na guerra contra a Ucrânia. Evidentemente, ele sabe que a proposta não lhe é favorável. Seus intentos criminosos contra o país vizinho estariam comprometidos ao aceitá-lo. Seu grande lance foi criar uma nova chave para a continuidade do diálogo com a diplomacia americana, que Putin chama de “paz de longo prazo”.
E do que se trata da paz de longo prazo criada por Putin para que ela se realize:
1. Putin exige a posse dos territórios ucranianos invadidos pela Rússia;
2. A não-entrada da Ucrânia na Otan;
3. A não-entrada de soldados europeus na Ucrânia, sob qualquer justificativa, durante esse período;
4. Que a Ucrânia não aproveite este tempo para se rearmar.
Enfim, a lista é óbvia e demonstra que Putin sabe jogar e sabe negociar. Tudo soa ao Ocidente como se ele estivesse apenas propondo regras plausíveis para um acordo de paz, como outro qualquer. Como se ele tivesse, inclusive, aceitado o acordo de cessar-fogo por 30 dias, o que não é verdade, e ajusta apenas detalhes.
Os EUA insinuam sanções mais contundentes contra a Rússia caso Putin enrijeça suas exigências, bem como já destravou o envio de inteligência e armas à Ucrânia. Porque a tendência é que o tirano dê continuidade ao seu plano de destruição massiva do inimigo e avanços territoriais na frente de batalha.
Trump, para não ficar atrás, disse que tem suas cartas na manga para garantir o avanço das negociações com Putin. É torcer para que de fato algo de positivo saia dessa manga. Tudo parece um jogo simples, de habilidades diplomáticas. Mas a verdade é uma só: Putin só para na força ou que lhes sejam concedidas as vantagens que ele exige. Qualquer outro cenário será uma grande surpresa.
O jogo está com os diplomatas de Trump e suas cartas.