À frente do seu tempo
O ditador russo aprendeu desde cedo que é brincando que se mata, e ele elimina quem for necessário para assegurar seus planos absolutistas
Imagem: chatGPT
Para os russos, Putin é um homem sempre à frente do seu tempo. Porque aqueles que estiverem adiante costumam sofrer traumas fatais provocados por quedas na varanda de casa, intoxicações ao beber água de pote ou simples tiro na testa em festa de aniversário. Aos que lhe tentarem fazer sombra, a vida se torna demasiadamente previsível, pois acabam sendo ‘saídos’ da sua frente. Os russos sabem disso e preferem viver.
O ditador russo aprendeu desde cedo que é brincando que se mata, e ele elimina quem for necessário para assegurar seus planos absolutistas. O sorriso infantil que se estampa em sua cara é a marca indelével de um homem sensato, que não trai seu instinto e simplesmente cumpre seu desejo egocêntrico, de se manter à frente do seu tempo.
Para se manter à frente do seu tempo, Putin sabe que precisa apenas de uma ideia. Não mais do que uma ideia. Esta mesma ideia ele repete como um mantra e todos que se aproximam dele ficam sabendo logo de cara que ele é um gênio com uma ideia e aceitam sua ideia com naturalidade. Esta é uma característica fundamental que defini Putin.
Lula sabe que Putin é um gênio. Trump sabe que Putin é um gênio. No leste europeu, os líderes que ainda não sabem que Putin é um gênio correm o sério risco de ser convidados para ir com ele a uma festa de aniversário ou receber um copo com água de pote, ou ainda se distraírem em uma varanda bucólica. Só assim terão a certeza de que Putin é um gênio.
Putin caça Zelensky e, como em desenho animado, pretende destruir toda a Ucrânia para pegar seu algoz. O líder ucraniano já deixou claro que não cai no truque da sacada ou varanda, da água de pote ou ainda, da festa de aniversário. Isso irrita um pouco Putin, mas ele mantém mesmo assim seu sorriso infantil estampado na cara, para provar que está brincando e vai matar seu inimigo assim que conseguir. Porque Zelensky insiste em achar que Putin não é um gênio.
Quando Putin pensa que Zelensky pode estar à frente do seu tempo, por não achar que ele seja um gênio, o tirano russo aciona novos mísseis. Enquanto China, Índia, Coreia do Norte, EUA e Brasil, entre outros países comandados por líderes que sabem que Putin é um gênio, continuarem na ajuda ao bélico rapaz, a caça a Zelensky continua.
Putin quer a Ucrânia. Desde criança, ele sabe que a Ucrânia é sua. Não existe tese nem antítese nem síntese nessa percepção convincente e óbvia de que a Ucrânia tem dono. O povo ucraniano não existe. Nem mesmo o povo russo existe. O que existe é um jogo de caça ao algoz que não compreendeu o óbvio: que Putin é um gênio, tem apenas uma ideia e ri para provar que está brincando. Um homem que está à frente do seu tempo.