A importância dos serviços na composição da riqueza econômica da RMP
Balança comercial de produtos não é retrato suficiente para sabermos se a região está indo bem ou mal economicamente, se não considerarmos o setor de serviços
Mensalmente, um núcleo de pesquisadores ligados ao departamento de Economia da Esalq elabora um boletim sobre o desempenho econômico da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). O assunto central do levantamento circula em torno da balança comercial, que envolve importações e exportações de produtos do setor industrial. Assim, mensalmente, tem-se uma ideia se a região está deficitária ou superavitária em relação ao seu comércio internacional.
No entanto, balança comercial de produtos, sejam peças ou bens de capital, não representa exatamente que a região está indo bem ou mal em seus negócios, em sua geração de riqueza. Porque não entram nessa contabilidade os serviços propriamente dito, que correspondem mais de 50% do valor agregado à produção regional, com o desenvolvimento e a diversificação dos negócios. Esse setor é bem mais difícil de ser analisado no Brasil, devido à falta de dados atualizados e de fontes seguras e objetivas.
Cristiane Feltre, pesquisadora do Observatório da RMP, concorda com esta observação e disse que está no radar do núcleo elaborar um mapeamento econômico da região que contemple também o desempenho do setor de serviços. O projeto está em processo, exatamente pela sua complexidade para atualização dos dados. Para se ter uma ideia, o IBGE disponibiliza no momento apenas dados sobre os valores adicionados por setor e por município até 2021 apenas.
O conceito de Balança Comercial é datado e nos remete às teorias econômicas de Adam Smith. É um parâmetro sim para se observar a riqueza de uma nação, mas não sintetiza sua realidade econômica. O Brasil, por exemplo, é um grande importador de bens de capital dos EUA. Porém, os equipamentos em si talvez não correspondam à maior receita dos EUA, mas sim, os serviços correspondentes, que dão funcionalidade a esses equipamentos, como aplicativos, programas infinitos etc.
Quando observamos para a Hyundai, por exemplo, temos uma leitura direta sobre sua importância na balança comercial para a região, mas os valores que ela agrega em serviços, como empregabilidade direta e indireta, supera esse quesito e, certamente, nos forneceria um novo olhar sobre seu potencial de enriquecimento regional.
Ampliar o entendimento sobre o desempenho econômico da RMP é um desafio dos pesquisadores e também da imprensa, que carece desses dados para a compreensão mais aprofundada sobre o que de fato acontece no mundo dos negócios, para se dimensionar o potencial regional com dados objetivos e seguros, capazes de abrir novas perspectivas de leitura sobre a realidade e dimensionar tendências.