Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Acipi sedia encontro sobre novas regras para obtenção da cidadania italiana

Acipi sedia encontro sobre novas regras para obtenção da cidadania italiana

Organizado pelo Società Italiana, o evento trará esclarecimentos sobre os impactos das mudanças na cidadania por descendência

Avatar de Viletim
Viletim
abr 17, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Acipi sedia encontro sobre novas regras para obtenção da cidadania italiana
1
Compartilhar

Com o objetivo de discutir e esclarecer as recentes mudanças nas regras para obtenção da cidadania italiana por direito de sangue, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) recebe o encontro “O Futuro da Cidadania Italiana”, promovido pela Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba, que será realizado no dia 24 de abril, às 16h30, na sede da Acipi, com a participação do deputado Fábio Porta, integrante da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados da Itália e representante dos italianos residentes na América do Sul. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do link https://shre.ink/PalestraCidadaniaItaliana

O vice-presidente da Acipi e presidente da Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba, Juliano Dorizotto, ressalta a importância do evento diante do atual cenário de mudanças legislativas que impactam diretamente a comunidade ítalo-descendente. Para ele, o encontro é uma oportunidade significativa de acesso à informação e de diálogo com uma liderança atuante no tema. “O tema tem despertado grande atenção da comunidade ítalo-descendente, e este encontro representa uma oportunidade relevante de aproximação com as informações e os desdobramentos do novo decreto.

A Acipi se sente honrada em abrir suas portas para uma discussão tão importante e em receber, em Piracicaba, uma liderança com a trajetória do deputado Fábio Porta”, afirmou Dorizotto.

A proposta do governo italiano, anunciada recentemente, altera de forma significativa o reconhecimento da cidadania por direito de sangue — o chamado jus sanguinis. Até então, não havia limitação de gerações, bastando comprovar a ancestralidade italiana a partir de 17 de março de 1861, data da unificação do Reino da Itália. Com o novo decreto, o direito fica restrito a filhos e netos de italianos nascidos na Itália, o que afeta diretamente milhares de brasileiros descendentes de imigrantes italianos.

Deputado na Itália, Fábio Porta, é sociólogo, professor e dirigente associativo, com longa atuação voltada às relações entre a Itália e a América Latina. Foi eleito por três mandatos para o Parlamento Italiano pela Circunscrição da América Meridional, é presidente da Associação de Amizade Itália-Brasil e da União dos Italianos no Mundo (UIM) no Brasil.

SERVIÇO:

Evento: O Futuro da Cidadania Italiana: Entenda o novo decreto e as mudanças na legislação para os ítalo-descendentes

Participação exclusiva: Deputado Fábio Porta, que virá da Itália especialmente para dialogar sobre o novo decreto de lei que propõe mudanças significativas no reconhecimento da cidadania por descendência.

Realização: Società Italiana di Mutuo Soccorso di Piracicaba

Apoio: Acipi

Data: 24/04/2025 (próxima quinta-feira)

Horário: 16h30

Local: Auditório Acipi - rua Prudente de Moraes, 463

Inscrições gratuitas pelo link: https://shre.ink/PalestraCidadaniaItaliana

* Vagas limitadas

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar