Acipi Setorial lançou ontem (18) o Núcleo Gastronomia
A proposta é pensar soluções coletivas a demandas comuns no mercado em questão, para elevar ainda mais a qualidade dos serviços já oferecidos em Piracicaba
A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) lançou ontem (18) à tarde, na sede da entidade, o projeto Acipi Setorial, que inicia suas atividades focadas no setor gastronômico da cidade (Núcleo Gastronomia).
A proposta é pensar soluções coletivas a demandas comuns no mercado em questão, para elevar a qualidade dos serviços já oferecidos em Piracicaba, reduzir gargalos e fomentar o turismo local.
Estão no pacote, por exemplo, treinamento de mão de obra especializada, estabelecimento de parcerias para aquisição de insumos e obtenção de condições especiais com operadoras de cartão, entre outros.
“São estratégicas que definimos para atender necessidades específicas”, explica Gustavo Barreira, diretor comercial da Acipi. Segundo ele, a proposta nasce do exercício de ampliar o engajamento junto aos 7.000 associados da entidade.
“Segmentamos nossa base por setores econômicos, trouxemos suas lideranças para a Acipi e compusemos núcleos setoriais, o que permite um trabalho customizado, com soluções efetivas para cada setor”, observa.
Barreira detalha que foram procuramos profissionais experientes, envolvidos em diversas frentes da gastronomia, para dimensionar a diversidade do setor. “Eles nos trouxeram suas dificuldades e nos propusemos a encontrar soluções de forma criativa e coletiva.”
Para Milton Pereira de Souza Martins, coordenador setorial de gastronomia da Acipi e representante da Associação Piracicabana de alimentação Fora do Lar (Apaflar), o projeto Acipi Setorial permite a união de forças para o desenvolvimento efetivo do setor gastronômico.
“Temos todos a ganhar. Apesar de ser apenas o início, o caminho traçado é consistente. A nossa ideia é aprender e aproveitar a nossa bagagem de planejamento, inspirada por associações no Brasil que já estão mais maduras nessa segmentação. A gente já tem alguns benefícios que só por eles já vale a pena estar associado a este núcleo gastronômico.”
No entender de Martins, muitas coisas estão previstas para acontecer que vão impactar diretamente o setor de forma extremamente positiva. “A gente já nasce com um número expressivo de empresas posicionadas nessa cadeia produtiva e vamos aplicar a chave do conceito da Acipi: conectar para fortalecer e crescer.”
Para o presidente da Acipi, Maurício Benato, o setor gastronômico foi o primeiro escolhido nessa proposta setorial porque se trata de uma frente muito ampla de atividades, como lazer, entretenimento e turismo. “É um mercado amplo, diversificado e muito rico, que compõe o circuito gastronômico de Piracicaba. Estamos empenhados em colaborar para o desenvolvimento do setor, em conjunto com a própria prefeitura e a pasta de Turismo. Alimentação e turismo andam juntos e fazem parte da tradição da cidade, que precisa ser potencializada. Além de oferecer soluções, a gente pode oferecer treinamento e conceitos de gestão. Agora é o momento de a gente conectar essas pontas, mexendo com o turismo de forma articulada e colaborativa. Precisamos do poder público envolvido nisso. Quantas cidades se desenvolvem à margem de um rio, como Piracicaba? Você vai à Argentina, lá os melhores restaurantes estão próximos de um rio. O mesmo acontece em Paris. Temos que ter essa dimensão histórica. Piracicaba é rica em história. Piracicaba é rica em gastronomia. Piracicaba tem muitas coisas para oferecer aos turistas. Por que não juntar tudo isso? Este é o momento oportuno.”
A secretária de Turismo, Clarissa Campos Quiararia, explica que a prefeitura não só vai auxiliar no Acipi Setorial como vai atuar diretamente no movimento. “Nós ficamos muito felizes com a iniciativa da Acipi, porque a gastronomia está intimamente ligada ao turismo. Quando recebemos visitantes em Piracicaba, a alimentação ganha dimensão especial, uma vez que temos um turismo gastronômico forte. Quando nós vemos uma associação comercial unindo o setor, ele ganha mais força. E aí que a gente consegue, enquanto poder público, desenvolver mais ações, em parceria. Estamos conversando com os atores envolvidos, com os trades. Este é um momento de planejar, ouvir a comunidade, ouvir os atores para que a gente possa remodelar e atender as demandas reais. Temos no escopo de ações desde capacitações até criações de novos eventos, formações tecnológicas, melhorias de infraestrutura, enfim, tudo está sendo desenhado de forma participativa e objetiva”, conclui.