Afro Black Day 2025, com feira de empregos, oficinas e música, acontece neste sábado (19)
A entrada é gratuita, nos armazéns 9 e 10 do Engenho Central, das 10h às 18 horas
O Parque do Engenho Central recebe neste sábado (19), das 10h às 18 horas, a terceira edição do Afro Black Day, evento gratuito com foco em empregabilidade, cultura e fortalecimento do empreendedorismo negro. A programação será realizada nos armazéns 9 e 10 e é organizada pelo Coletivo Afro Black, patrocinado pela Unimed Piracicaba, Tools Service e Instituto Pecege. O evento conta com apoio da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Cultura, e da Secretaria Municipal de Turismo.
A programação reúne feira de empregos, oficinas, painéis temáticos, atrações musicais e espaços voltados à valorização da cultura afro-brasileira. Este ano, o Afro Black Day celebra a conquista de integrar oficialmente o calendário municipal de eventos de Piracicaba.
As vagas de trabalho abrangem adolescentes a partir de 16 anos, jovens e adultos, com oportunidades para estágio, trainee, jovem aprendiz, primeiro emprego e vagas em regime CLT, ofertadas por empresas parceiras. As áreas incluem tecnologia, administração, vendas, marketing, produção e serviços. Os interessados devem levar currículo impresso ou em formato digital que possa ser compartilhado no ato.
A feira será aberta às 10h, com início das atrações culturais às 10h30, com apresentação da cantora Rafaela Martins. Durante o dia, acontecem três painéis com palestras, oficinas e shows, incluindo discotecagem com DJ e apresentação do grupo Afro Black Dance.
Um dos destaques da edição é a participação de Egnalda Côrtes, fundadora da primeira agência de influenciadores negros do Brasil, que encerra os painéis com uma palestra sobre representatividade, protagonismo e diversidade no mercado de trabalho e na comunicação. Referência nacional em marketing inclusivo, Egnalda é reconhecida pela atuação transformadora no cenário da comunicação e da economia criativa.
A programação conta ainda com o espaço Territórios Negros, que reúne coletivos e instituições negras da cidade, praça de alimentação e estandes de afroempreendedores.
O encerramento do evento será com uma roda de samba comandada pelo grupo Afro Black Pira Samba, com participação especial da cantora Arilene (do grupo 4MP), das 17h às 18h.
O Afro Black Day é contemplado pelo edital de fomento à cultura da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB.
SERVIÇO – 3º Afro Black Day. Parque do Engenho Central – Armazéns 9 e 10 (avenida Dr. Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Sábado, 19/07, das 10h às 18h. Entrada gratuita. Programação inclui feira de empregos, oficinas, painéis, atrações culturais e roda de samba. Informações pelos telefones (19) 99831-0555, (19) 99707-2892 e (19) 98159-7321.