Alunos da rede municipal de ensino estão sem receber uniformes em 2025
Falta de informações claras pode comprometer o governo municipal, se não agir com rapidez
Foto: Rubens Cardia
O vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, tem apontado questões que precisam de atenção imediata do governo municipal, até para que a gestão Helinho Zanatta (PSD) não avance para o terreno da falta de credibilidade perante a opinião pública. Um dos temas é a limpeza da cidade.
Piracicaba está muito suja, especialmente as áreas comerciais. As calçadas dos bairros estão com volume de inservíveis que chama atenção, não só pela sujeira em si, mas também por demonstrar falta de critério de atuação do serviço público e de diálogo entre o poder público e a comunidade.
A prefeitura, em resposta ao site Viletim, ao dizer que procuraria mais informações para se posicionar perante o problema, demonstrou estar distante da realidade, o que não é um bom sinal. Vale relembrar o que disse a prefeitura ao site:
“Devido ao grande número de reclamações sobre a coleta de resíduos no município, notificou a Ares – PCJ, que é a agência fiscalizadora e reguladora da prestação dos serviços pela empresa Ambiental, para que dê informações.”
Uniformes escolares
Agora, o mesmo vereador traz à tona um outro problema: a distribuição de uniformes escolares. De acordo com o requerimento do vereador, os estudantes da rede municipal não receberam os uniformes até a presente data.
E o que quer saber Fala Pira? Os detalhes sobre o atraso, uma vez que as aulas começaram em fevereiro. No requerimento, ele questiona qual é a previsão de prazo para a entrega dos uniformes escolares aos alunos que ainda não os receberam e os motivos pelos quais a distribuição ainda não foi realizada. Além disso, quer saber quais são as medidas adotadas para agilizar o processo de distribuição.
O líder do governo na Câmara (foto acima), vereador Josef Borges (PP), que deveria estar melhor informado sobre o caso, falou que, segundo a secretária de Educação, Juliana Vicentin, o estoque daria para atender 29 das 124 escolas. “Por isso, ela pediu que fosse feito um levantamento detalhado e determinou que fosse aberta uma licitação e, ao final dessa licitação, a secretaria vai disponibilizar o cronograma de entrega desses uniformes”, disse o vereador.
Ou seja, só agora se percebe que não há uniformes suficientes. Os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Rai de Almeida (PT), que integram a Comissão de Educação da Câmara, destacaram que receberam reclamações de escolas que já estão com os uniformes, mas que não há autorização para entrega aos alunos. Segundo Josef Borges, a secretaria entrará em contato com a comissão para dar uma explicação mais detalhada e precisa.
O fato é que há desinformação no ar e isso prejudica a imagem do governo e por pouca coisa. É preciso um choque de realidade e dar maior rapidez a essas questões. Até aqui, Helinho Zanatta tem apresentado respostas eficazes a todos os problemas que lhe foram apresentados. Mas não pode perder o foco, senão a realidade acaba falando mais alto. Porque a realidade é crítica.