Amyr Klink leva reflexões sobre determinação e aprendizado à 17ª Jornada Pedagógica
Palestra foi realizada ontem (15), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto; programação continua até amanhã
Na palestra foram abordadas questões como mudanças, desafios, perspectivas e qualidade no planejamento
Bom humor, carisma e um jeito de contar histórias que cativa o público são marcas do navegador e escritor Amyr Klink, um dos destaques da programação da 17ª Jornada Pedagógica, promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Educação. Na palestra Mudanças, desafios, perspectivas e qualidade no planejamento, realizada ontem, 15/10, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, ele inspirou profissionais da rede municipal com reflexões valiosas sobre determinação, sucesso e planejamento.
Definindo-se como um construtor de histórias, Klink relatou sua experiência de navegador, que começou em 1984. Ele foi o primeiro a atravessar o Oceano Atlântico a remo, saindo da Namíbia e chegando ao Brasil. Também realizou a primeira circunavegação solo e sem paradas na Antártica.
Na palestra, relembrou como começou a navegar de forma despretensiosa, superando o medo do mar e se apaixonando pelo universo das pequenas navegações. Ele enfatizou que o sucesso em suas travessias não dependia de força ou talento, mas sim de planejamento e sincronismo com a equipe.
Destacou também a importância de valorizar saberes, como o dos construtores de jangadas de piúba do Ceará, que serviram de inspiração para o conceito de estabilidade e ausência de leme em seu veleiro Paratii.
Outro relato do navegador fala sobre abraçar o problema, filosofia que defende o enfrentamento dos problemas em vez de evitá-los, especialmente em situações difíceis, como a de atravessar o Atlântico de barco. Ele exemplifica com a ideia de construir um barco que pudesse capotar, em vez de tentar criar um barco “incapotável”, pois abraçar a possibilidade do fracasso é o que permite se preparar para ele.
ACORDES DE ALEGRIA – Antes da palestra, aconteceu a apresentação dos alunos dos quintos anos da Escola Municipal Professor Luis Cláudio Alves que fazem parte do projeto Acordes da Alegria, realizado pela Academia Jovens Músicos e patrocinado pela Arcelor Mittal. O professor de música João Sandoval contou que foi a primeira apresentação dos alunos fora da escola. As apresentações da música Sina, de Djavan e um mashup com duas músicas de Tim Maia, foram muito aplaudidas pelo público.
OPORTUNIDADES – A programação da 17ª Jornada Pedagógica foi aprovada por participantes como a diretora da Escola Municipal Professora Olivia de Almeida Carvalho Feres, Carla Sapuppo. “Na Jornada, reencontramos vários colegas de profissão e isso é muito bom. As palestras representam oportunidades únicas de formação e aprendizado. De cada uma tiramos ensinamentos para a profissão e para a vida pessoal”, destacou.
Professor do 3º ano da Escola Municipal Professor André Franco Montoro, Lucas Perin, vê a programação como um despertar para temas importantes. “Traz muito conhecimento e conteúdo para o dia a dia, especialmente na humanização dos relacionamentos” afirmou.
A 17ª Jornada Pedagógica contou, ainda, com a palestra Descomplicando o TDAH na Educação, realizada hoje, 16/10, no anfiteatro da Secretaria de Educação, com o professor Robson Dias. À noite, às 19h, será a vez da apresentação da professora Lorena Morachino, que abordará o Conceito da Cidade das Crianças, no Sesc Piracicaba.
Por fim, amanhã, 17/10, haverá um encontro dos profissionais da educação, em comemoração ao Dia do Professor, no Engenho Central, encerrando a programação do evento.