Viletim

Viletim

Apesar de maior saldo de postos de trabalho acumulado, final de 2024 teve maior perda de mão de obra em número absoluto na RMP

O setor do agronegócio respondeu por 62,4% das demissões

Avatar de Viletim
Viletim
fev 08, 2025
∙ Pago
1
Compartilhar

No ano passado, na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), houve a geração de 22.501 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e setembro.

No entanto, no quarto trimestre, o número de demitidos atingiu 8.865 empregados, uma média de 2.955 dispensas por mês. O resultado acumulado no ano foi de 13.636.

Em 2023, a geração de emprego de janeiro a setembro foi de 17.660 postos de trabalho com carteira assinada. E o número de demitidos no último trimestre foi de 7.204. O que resultou em um salto de 10.456.

Se por um lado o número de demitidos em 2024 foi superior ao do ano anterior em 23%, por outro, houve um aumento de postos acumulados em 2024 de 30,4%.

É importante saber que faz parte da cultura da região as demissões no final do quatro trimestre, que estão fortemente relacionadas ao final de safra do setor sucroalcooleiro e agropecuário, que juntos representa 62,4% das dispensas.

Os dados acima são do Boletim Observatório da RMP, elaborado em conjunto por professores ligados à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) e PUC-Campinas. São eles: Cristiane Feltre, professora da Escola de Negócios da PUC-Campinas; Eliana Tadeu Terci, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, e Carlos Eduardo de Freitas Vian, também Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura