Ares-PCJ reajusta tarifa de água e esgoto em Piracicaba
Novos valores serão aplicados a partir da fatura de setembro, com vencimento em outubro
A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ) reajustou os valores das tarifas de água e esgoto de Piracicaba. De acordo com a medida, as contas com vencimento em outubro terão uma correção de 18,48% para todas as categorias de usuários e faixas de consumo do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). Também serão atualizados os valores dos preços públicos dos demais serviços prestados pela autarquia, como instalação de hidrômetro, troca de registros e emissão de certidões, que terão reajuste de 5,48%. Os novos valores serão aplicados a partir do consumo realizado em setembro, cuja fatura vence em outubro.
A tarifa Residencial Social terá desconto de 50% até 15m³ de consumo e de 25% para consumo entre 16m³ a 20m³. Todas as famílias inscritas no CadÚnico têm direito automático à Tarifa Residencial Social e devem receber as contas já com o desconto, de acordo com sua faixa de consumo. Famílias do CadÚnico que estiverem sem o desconto devem procurar o atendimento do Semae para garantir o benefício.
O sistema de abastecimento de Piracicaba é constituído por cerca de 191 mil ligações nas categorias residencial, tarifa residencial social, industrial, comercial, público e construção, e hortas distribuídas em aproximadamente 2.475 quilômetros de redes.
Compete à Ares-PCJ a definição dos valores das tarifas e outras formas de contraprestação dos serviços públicos de saneamento básico nos municípios consorciados e conveniados, que assegurem o equilíbrio econômico e financeiro do prestador e a modicidade tarifária. A agência é responsável pela análise das tarifas de Piracicaba desde agosto de 2012, quando o município aderiu à Ares-PCJ, cumprindo determinação da Lei Federal n º 11.445/2007.
A tabela completa de valores pode ser consultada no Diário Oficial de hoje (https://diariooficial.piracicaba.sp.gov.br/) e no site da Agência reguladora Ares-PCJ (https://www.arespcj.com.br/).