As conquistas da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda em 6 meses
Esse período foi marcado por avanços significativos em programas de empregabilidade, qualificação e incentivo ao empreendedorismo
Por Junior Minharo*
Nos últimos seis meses, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, que tem à frente o secretário José Luiz Ribeiro, tem atuado para fortalecer políticas públicas voltadas à geração de oportunidades e à valorização da mão de obra em nossa cidade. É importante destacar a visão do prefeito Helinho Zanatta sobre a relevância de oferecer não apenas crescimento profissional, mas também dignidade a todos os trabalhadores. Esse período foi marcado por avanços significativos em programas de empregabilidade, qualificação e incentivo ao empreendedorismo.
Todo começo é desafiador. A Secretaria passou por um processo de reestruturação, com mudanças necessárias para aprimorar os serviços prestados à população, como, por exemplo, a implantação de atendimentos no sistema Sem Papel, que trouxe mais eficiência e agilidade aos processos.
Entre as ações realizadas, merece destaque a ampliação do número de vagas de emprego por meio da aproximação com empresas locais, mapeando perfis profissionais e necessidades específicas de cada setor. Também promovemos mutirões de emprego em parceria com a iniciativa privada, além de manter os atendimentos regulares no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT).
Na área de qualificação, firmamos parcerias com instituições de ensino e oferecemos cursos de capacitação em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, com programas direcionados a jovens, mulheres e pessoas com deficiência, sempre com foco na inclusão e no retorno ao mercado de trabalho.
Outro ponto de atenção foi a economia informal, que ainda reúne trabalhadores sem autorização ou regularização. Esse desafio exigiu a ampliação da equipe interna e a implantação de programas de incentivo ao Microempreendedor Individual (MEI), oferecendo orientação para formalização das atividades. Apesar de árduo, esse trabalho tem sido fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Hoje, todos os serviços do setor estão integrados ao Sistema Sem Papel, o que garante mais transparência e rapidez. Somente neste semestre foram registrados 215 pedidos de avaliação e regularização de pontos, dos quais 47,9% foram aprovados. No mesmo período de 2024 haviam sido protocolados 128 pedidos, com apenas 3% de aprovação. Atualmente, Piracicaba conta com 439 ambulantes ativos devidamente cadastrados.
De fevereiro a agosto, a Secretaria encaminhou mais de 5.800 pessoas para entrevistas de emprego, e acreditamos que muitas pessoas ainda serão abençoadas na conquista da sua vaga de emprego.
A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda seguirá avançando na promoção de políticas públicas que fortaleçam a empregabilidade, ampliando as oportunidades para a população piracicabana, com o compromisso de fazer o que precisa ser feito.