Ato Cívico marca a comemoração dos 258 anos de Piracicaba
Solenidade foi realizada no Engenho Central e autoridades destacaram história e futuro da cidade
A Prefeitura de Piracicaba realizou, na manhã desta sexta-feira, 1º de agosto, um Ato Cívico no Marco Inicial da cidade, Engenho Central, para celebrar os 258 anos do município. A solenidade reuniu autoridades, população e contou com uma apresentação sobre a história da cidade.
O evento teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Piracicaba, seguido da execução do Hino Nacional pela Banda da Guarda Civil Municipal (GCM). A professora e historiadora Marilda Soares fez uma breve apresentação da história de Piracicaba aos presentes.
Acompanharam o ato o prefeito Helinho Zanatta, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, o deputado estadual Alex Madureira, o deputado federal Kim Kataguiri e o vereador Rafael Boer, representando o presidente da Câmara Municipal, Rerlison Rezende, além dos vereadores Renan Paes, Fábio Silva, Gesiel de Madureira, Josef Borges, Thiago Ribeiro, Felipe Gema, Silvia Morales, Zezinho Pereira, Pedro Kawai, Valdir Vieira Marques (Paraná), Wagner Oliveira e Gustavo Pompeo. Os secretários municipais também prestigiaram o ato cívico.
Durante seu pronunciamento, o prefeito Helinho Zanatta destacou o sentimento de gratidão e a importância da união pelo desenvolvimento da cidade. “É um momento de gratidão com as pessoas e com a cidade. Piracicaba é pujante em tecnologia, educação, indústria, mas mantém sua tradição. Nosso compromisso é trabalhar para que a cidade continue acolhedora e cada vez melhor. O objetivo é sempre somar para deixar um legado positivo para a cidade”, afirmou. Ele também reforçou a necessidade de união: “Começamos uma mudança e precisamos ajustar a casa. Piracicaba tem que estar unida em um propósito para seguir livre e forte.”
Representando a Câmara Municipal, o vereador Rafael Boer falou da importância histórica e econômica do município. “Me emociona falar de Piracicaba. É a cidade que acolheu minha família, que se tornou referência nacional. O povo piracicabano é corajoso e faz a diferença. Tenho certeza de que continuará sendo a melhor cidade para viver”, declarou.
Já o deputado estadual Alex Madureira ressaltou as raízes culturais e a hospitalidade do povo piracicabano. “Estamos em um local simbólico, o marco zero da cidade, que acolhe a todos. Piracicaba cresceu, se desenvolveu, tem uma indústria forte e continua mantendo sua essência caipira, algo que nos enche de orgulho. Nosso trabalho é para que o futuro seja ainda melhor”, afirmou.
O deputado federal Kim Kataguiri também prestou homenagem à cidade e elogiou a gestão municipal. “Tenho um grande carinho por Piracicaba, que sempre foi um exemplo de cidade desenvolvida. É um prazer participar dessa celebração e parabenizar o prefeito Helinho, que iniciou a gestão com muito trabalho, e agradecer também aos servidores que contribuem para o crescimento do município”, disse.
A solenidade contou também com a presença do padre Claudemir da Silva, vigário-geral da Diocese de Piracicaba, representando a Igreja Católica e seu bispo, e do Presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de Piracicaba, José Roberto Pennachioni.
PROGRAMAÇÃO - A comemoração pelos 258 anos de Piracicaba segue ao longo de todo o mês de agosto, com mais de 30 atrações que incluem eventos culturais, esportivos, gastronômicos, de saúde e lazer, além da entrega de obras importantes. A programação completa pode ser conferida no link: https://abre.ai/pira258anos.