Viletim

Viletim

Audiência pública vai discutir transparência no sistema de regulação de leitos hospitalares da região

A falta de acesso a leitos hospitalares na região de Piracicaba tornou-se um problema enfrentado por todas as cidades do Estado de são Paulo

Avatar de Viletim
Viletim
fev 12, 2025
∙ Pago
Compartilhar
Foto: Rubens Cardia

O plenário da Câmara Municipal de Piracicaba realiza no dia 21 de março uma audiência pública para discutir os problemas da Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) regional, que é um serviço de oferta de vagas hospitalares nos hospitais credenciados SUS da região, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP).

Por exemplo, quando uma pessoa precisa de um atendimento hospitalar e não consegue o serviço em sua própria cidade, ela é cadastrada no Cross e as cidades da região credenciadas para serviços SUS podem oferecer vagas disponíveis, dentro da rede de apoio. No entanto, a eficácia do serviço vem sendo questionada.

As audiências públicas a respeito desse assunto estão ocorrendo em todas as regiões metropolitanas para colher informações, diagnosticar os problemas enfrentados, para posterior ajuste e solução no sistema, que significa aumentar o número de vagas hospitalares e reduzir a dificuldade de acesso à rede de saúde.

O evento deve iniciar às 14h30 e foi convocado pela vereadora Rai de Almeida. Será uma realização conjunta da Câmara e da Frente Parlamentar do Sistema Cross/SUS da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). "Toda a Região Metropolitana de Piracicaba vem enfrentando muitas dificuldades e dúvidas quanto à oferta de vagas hospitalares, ao tempo de espera e às condições de transparência [da regulação]", diz Rai de Almeida.

"Os problemas vêm se agravando em todo o Estado de São Paulo e, por este motivo, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou em 2023 a instalação da Frente Parlamente Sistema Cross”, enfatiza a vereadora.

Estão convocados para a audiência pública o secretário municipal de Saúde, Sérgio José Dias Pacheco Junior, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Henrique Soares, e convidados os diretores de todos os hospitais que atendem vagas SUS, bem como as demais autoridades interessadas, os membros das comissões locais de saúde, integrantes da rede de saúde que integram a Região Metropolitana de Piracicaba e toda a população piracicabana e regional.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura