Avaliação do governo: Piracicaba completa 258 anos com importantes avanços nos primeiros sete meses da gestão Helinho Zanatta
Crise hídrica enfrentada com medidas emergenciais, mutirões na saúde e investimentos em infraestrutura marcam novo ciclo da administração municipal
Na foto, compleso do ETA Luiz de Queiroz
Segue avaliação e balanço sobre os primeiros sete meses de gestão municipal do prefeito Helinho Zanatta (PL) em Piracicaba. Esta fala foi apresentada pelo chefe do executivo durante cerimônia de aniversário de 258 anos, realizado hoje de manhã (1 de agosto), diante da pedra fundamental (de fundação da cidade), no Engenho Central:
"Neste 1º de agosto, Piracicaba celebra seus 258 anos de história em um momento de transformação e enfrentamento de desafios importantes. Sob o comando do prefeito Helinho Zanatta, a cidade vive os primeiros sete meses de uma gestão marcada pela seriedade, planejamento e capacidade de ação diante de demandas urgentes, com destaque para as áreas de abastecimento de água, saúde, infraestrutura urbana e regularização fundiária.
Os sete meses tem sido de muito trabalho. Logo no primeiro dia de 2025, o prefeito decretou situação de emergência hídrica diante da grave crise no abastecimento. A Estação de Tratamento de Água Luiz de Queiroz operava com dois tanques cheios de lodo, tratando apenas 350 litros de água por segundo, afetando cerca de 70 mil moradores. Com a atuação imediata da nova gestão, a ETA foi limpa, reestruturada e voltou a operar com sua capacidade total de 750 l/s. A medida garantiu o abastecimento para mais de 100 bairros e evitou o agravamento da crise. Isso estabilizou o sistema hídrico, evitando uma falta generalizada de água, que quando ocorre é apenas pontualmente.
Ainda no setor hídrico, foram iniciadas obras como a ampliação da ETA Capim Fino, a construção de uma nova adutora entre Capim Fino e a região das Torres de TV, a implantação de registros de pressão e a regionalização da rede, ações que beneficiarão diretamente mais de 180 mil pessoas. Também foi lançada a licitação para a troca de quase 20 km de redes antigas no bairro Santa Teresinha, com tecnologia inovadora que evita a necessidade de escavação.
Na saúde, o governo municipal zerou filas históricas de exames como mamografia e endoscopia, que estavam represadas desde 2021. Foram mais de 14 mil mamografias e quase 2 mil endoscopias realizadas, crescimento superior a 600% em relação ao ano anterior. Além disso, mais de 25 mil pessoas já foram atendidas em mutirões que seguem em andamento para zerar filas em especialidades como ortopedia, gastroenterologia, urologia, fonoaudiologia, oftalmologia, entre outras. A força-tarefa também contemplou a saúde da mulher, com duas carretas instaladas na Estação da Paulista, somando 18.477 atendimentos.
A Prefeitura já reformou e entregou importantes unidades de saúde, como a USF Algodoal, USF Eldorado 2, USF Santa Fé, UBS Planalto, USF Artemis, UBS Cecap, USF Tupi e USF Monte Líbano. Outras oito unidades estão em reforma: USF Mário Dedini 2, USF Kobayat Líbano, USF Cecap, Farmácia Cecap (que será entregue na próxima semana), USF Jaraguá, UBS Piracicamirim, USF Serra Verde e USF São José. Melhorias também estão em andamento com equipe própria na Clínica dos Olhos e no Centro de Especialidades Médicas, o Postão.
Para melhorar o transporte da saúde, estão sendo adquiridas cinco ambulâncias, sendo duas de simples remoção e três ambulâncias SAMU UTI, e mais cinco vans: uma para transporte de três cadeirantes com elevador, uma com 21 lugares com acessibilidade, duas com 16 lugares com acessibilidade e uma van tipo furgão.
Na educação, a Prefeitura retomou obras importantes, como a construção da escola infantil no bairro Tatuapé, parada desde 2021, e a construção da nova escola de ensino fundamental na região do Nova Iguaçu, que chegou a ser paralisada por problemas estruturais, foi corrigida e retomada. Ambas têm previsão de entrega para dezembro de 2025. Já o antigo Grupo Escolar de Artemis está passando por reforma e ampliação.
Foto ilustra recape nas principais avenidas da cidade, como a da av. Independência
A área da infraestrutura também avança. A Prefeitura já trocou mais de 21 mil luminárias por tecnologia LED e recapeou 560 mil m² de vias em todas as regiões da cidade, além de atuar com o programa permanente de tapa-buracos. A Secretaria de Obras também tem intensificado a manutenção viária, com destaque para o recapeamento de importantes avenidas e ruas, como Carlos Martins Sodero, Dona Francisca, Américo Brasiliense, Euclides Figueiredo, Luciano Guidotti, Paulo de Moraes, Jaime Pereira, Benjamin Constant, Antônio Corrêa Barbosa e a rotatória da Prefeitura, entre outras. Serviços de drenagem e zeladoria também têm sido realizados diariamente em diversos bairros da cidade.
Na habitação, a regularização fundiária (REURB) avançou significativamente, com 4.305 matrículas emitidas ou em fase de emissão, beneficiando diretamente milhares de famílias. A gestão também atua sobre parcelamentos irregulares da zona rural, com apoio técnico e jurídico para a regularização de áreas dentro do marco legal.
O prefeito Helinho Zanatta destaca que tem trabalhado diariamente para enfrentar os problemas, fazer o que precisa ser feito e realizar as entregas que a população precisa efetivamente. “Estamos em um novo momento em Piracicaba, enfrentando de frente problemas que se arrastavam há anos. Por isso que digo que nossa missão é fazer o que precisa ser feito. Não é um mero slogan. Com muito trabalho, planejamento e dedicação, estamos virando a página da cidade, garantindo investimentos que melhoram a vida das pessoas e honram a confiança da população e executando nosso programa de governo. Seguimos firmes nesse propósito0”, afirmou.
Nos primeiros sete meses da atual gestão, Piracicaba deu início a uma série de intervenções estruturais em áreas consideradas estratégicas. Ações emergenciais para garantir o abastecimento de água, ampliação dos atendimentos na saúde e investimentos em mobilidade urbana e infraestrutura marcam o início de um novo ciclo administrativo.
Com 258 anos recém-completados, a cidade concilia sua rica história com a busca por soluções modernas e sustentáveis para os desafios do presente, e projeta, com bases concretas, os caminhos para o futuro.
O prefeito Helinho Zanatta deixa ainda uma mensagem de confiança no futuro da cidade de Piracicaba, que é grande e forte, mas que ainda precisa avançar em muitos aspectos. “A nossa mensagem é de esperança. Estamos construindo, junto com nossa equipe, servidores e colaboradores, um novo tempo para Piracicaba. Tenho certeza que em um futuro breve, Piracicaba será novamente grande e forte. Piracicaba é hoje sede de região metropolitana e, com trabalho, traremos para ela e para a região a sua grandeza, potencializando suas fortalezas e garantindo uma cidade melhor para todos nós”, disse.