Avançam as obras que ampliam a produção de água da ETA II Luiz de Queiroz
Com investimento de R$ 9,65 milhões, obra vai restabelecer produção em 34,5 milhões de litros de água/dia na estação
O Semae Piracicaba segue com a reestruturação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II – Luiz de Queiroz, na rua Luiz de Queiroz, Centro. Neste momento, as obras acontecem no decantador 1. Com investimento de R$ 9,65 milhões, será garantido o abastecimento de mais de 120 mil pessoas, de 179 bairros da cidade. A previsão para o término da obra é para início de 2026.
Nesta fase, estão sendo instalados raspadores mecanizados e sistema automatizado para remoção contínua do lodo, que eliminará paradas no tratamento e distribuição de água para limpeza e remoção do lodo. A obra também prevê reforma dos decantadores com novos módulos tubulares e canaletas para melhorar a sedimentação e substituição completa dos materiais filtrantes em cinco unidades, assegurando a qualidade da água tratada.
Ronald Pereira, presidente do Semae, enfatizou que a obra é mais uma das ações para redução de perdas. Com a estação reformulada, haverá garantia a estabilidade na capacidade produtiva da ETA II em até 34,5 milhões de litros/dia, o que hoje em dia não é possível exatamente pela estrutura atual estar defasada.
“Essa reestruturação vai assegurar o abastecimento estável para quase um terço da população piracicabana já que a obra traz benefícios como maior eficiência operacional, redução dos custos com limpeza manual frequente, melhor qualidade da água tratada e adequação ambiental com vistas à futura Estação de Tratamento de Lodo (ETL)”.