Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Baixa presença marca manifestação em defesa do Campus Taquaral da Unimep

Baixa presença marca manifestação em defesa do Campus Taquaral da Unimep

Avatar de Viletim
Viletim
jun 02, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Baixa presença marca manifestação em defesa do Campus Taquaral da Unimep
1
Compartilhar

Em manifestação realizada no último sábado (31), na entrada lateral do Campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), menos de 50 pessoas se reuniram para um ato simbólico chamado por ex-alunos que defendem a necessidade de “sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de o local manter sua vocação original de espaço de ensino, pesquisa e extensão”.

Os organizadores, tudo indica, esperavam por um momento mais caloroso ao pedirem que “ex-alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários, professores, ex-professores e simpatizantes da Unimep compareçam ao local munidos de faixas de TNT, sprays, papelões, cartolinas, cola, tintas, pinceis, bexigas, marcadores permanentes, pinceis atômicos, varais e barbantes, para confecção de cartazes, cruzes e caixões”, que seriam afixados na grade do Campus.

“Queremos que esse ato de sábado seja o primeiro de uma estratégia para sensibilizarmos a sociedade piracicabana para o crime que é perder o imenso patrimônio da cidade que simboliza a Unimep Taquaral. Por isso a gente conclama a participação de todos, para demarcar o início dessa sensibilização como uma pauta importante da cidade e do ensino superior do município e do país,” afirmava o release enviado à imprensa.

Os idealizadores do ato fizeram relação do cenário de abandono do campus com o incêndio que atingiu recentemente a área verde local. “Não podemos esperar tudo terminar em cinzas, por isso queremos chamar atenção da sociedade e tentar conquistar corações e mentes na defesa do espaço como Universidade e gostaríamos que ela se tornasse uma universidade pública.”

“A mobilização e pressão popular, aliada a outras ações que já estão em curso há, pelo menos, dois anos, junto ao MEC, por pessoas tão apaixonadas pelo espaço como nós, podem resultar em sucesso ao nosso intento em manter, o que ainda não foi vendido, como um espaço de ensino, de pesquisa e extensão”, frisavam os organizadores do evento.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar