Balanço: Saúde realiza 82 mutirões de oftalmologia e 23 mil atendimentos de janeiro a setembro
Ações da Administração Municipal reduzem fila de espera por consultas, exames e cirurgias oftalmológicas
Médica Patricia Capioni faz exame em Rosilene mutirões são realizados aos fins de semana
A Secretaria de Saúde de Piracicaba realizou 82 mutirões de oftalmologia entre janeiro e setembro deste ano, garantindo aproximadamente 23 mil atendimentos entre consultas, exames e cirurgias. As ações fazem parte da estratégia da Administração Municipal para reduzir a fila de espera por atendimentos especializados.
Os mutirões acontecem aos sábados, na Clínica de Olhos e no Hospital de Olhos de Piracicaba, e beneficiam pacientes que aguardavam há até dois anos pelo atendimento. No último sábado (18/10), por exemplo, 400 pacientes foram agendados para o exame de fundoscopia, essencial para o diagnóstico de doenças como glaucoma, descolamento de retina e retinopatia diabética. Desde o início do ano, já foram realizadas 1.040 cirurgias oftalmológicas.
NOVOS CAMINHOS - Entre os atendidos está Rosilene Sousa, 50 anos, moradora do bairro Estância Água Branca, que realizou o exame de fundoscopia pela primeira vez no último sábado.
“Descobri a pressão alta há alguns meses e agora faço acompanhamento. Tenho uma mancha nos olhos desde um acidente com uma panela de pressão, quando tinha 20 anos, e espero poder fazer a cirurgia para melhorar a visão”, contou.
A manicure Aline Alves, de 40 anos e moradora do bairro Parque Piracicaba, foi uma das pacientes atendidas com cirurgia. Ela tinha dificuldade de enxergar por conta de grande volume de pele nas pálpebras. “Eu ficava forçando para abrir os olhos”, relata. Operada para a retirada de pele no dia 16 de setembro, ela sentiu a diferença, especialmente no trabalho. “A cirurgia me ajudou a voltar com tudo para meus atendimentos”, disse. “Antes estava com dificuldade para enxergar, agora está muito bom, graças a Deus”.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, os mutirões representam o compromisso da Administração com a eficiência e o cuidado integral das pessoas. “A Prefeitura tem trabalhado com empenho para reduzir filas e agilizar o acesso da população aos serviços de saúde. Já conseguimos atender milhares de pacientes e continuamos avançando para que ninguém fique sem assistência”, afirmou.
A secretária-executiva de Gestão da Saúde, Daniela Andrade, destacou o papel das unidades básicas de saúde na identificação e no encaminhamento dos pacientes.“Esse trabalho integrado entre as unidades e os mutirões garante que o cuidado chegue de forma mais rápida e resolutiva até quem precisa”, disse.
Para a médica Carolina Weiss Aloisi, do Hospital de Olhos de Piracicaba (HOP), a parceria com a Prefeitura tem sido fundamental para agilizar os atendimentos e zerar filas de exames e procedimentos.“Percebemos uma mudança significativa na agilidade do serviço à população. Com essa parceria, conseguimos acelerar o acesso aos cuidados oftalmológicos, sempre mantendo a qualidade e o acolhimento que o HOP prioriza. Esse é o nosso compromisso com a cidade: atender com eficiência e humanização, promovendo mais saúde ocular para todos que dependem do SUS”, afirmou.
Os mutirões integram o programa municipal de redução de filas em especialidades médicas, que também contempla áreas como ortopedia, dermatologia e cardiologia.
Outro destaque na área é o programa Ver e Viver, desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação e Saúde e a Fundação ArcelorMittal, que recentemente entregou óculos para 202 crianças da rede municipal, após triagens e consultas oftalmológicas — ação que alia saúde ocular e melhor desempenho escolar.



