Biblioteca Municipal de Piracicaba recebe oficina literária e palestra sobre artes cênicas
Atividades são gratuitas e acontecem nos dias 6 e 8 de novembro
Bastidores e detalhes da produção da Paixão de Cristo são apresentados nos encontros
A Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba Ricardo Ferraz de Arruda Pinto será palco de dois eventos culturais nesta semana, promovendo atividades ligadas à literatura e às artes cênicas, com entrada gratuita e abertas ao público.
Na quinta-feira (6/11), das 19h30 às 21h30, acontece a oficina literária Cenas e Prosas sobre o Inesperado, conduzida pelo ator e escritor Marcelo Silva. A atividade é uma realização conjunta da Academia Piracicabana de Letras, Centro Literário de Piracicaba e Grupo Oficina Literária de Piracicaba.
A partir da leitura dramática de um texto de Anton Tchekhov, Marcelo Silva propõe uma vivência criativa em que os participantes vão desenvolver textos sobre acontecimentos inesperados e aparentemente banais — aqueles que, de forma surpreendente, transformam o rumo das vidas das personagens. Para Silva, “tais eventos podem ser o estopim de uma infinidade de narrativas cômicas, trágicas, fantásticas ou surpreendentes, a critério de cada escritor”.
Já no sábado (8/11), das 10h às 13 horas, a Associação Guarantã promove a palestra formativa Artes Cênicas, parte do ciclo de atividades voltadas à formação em profissões das artes e da cultura.
Produtora cultural independente e uma das fundadoras do Guarantã, Heloisa Andersen conta que desde o início do ano, a Associação Guarantã vem retomando seu trabalho de formação em artes cênicas, oferecendo oficinas e palestras que abordam diferentes aspectos do fazer teatral.
O ciclo atual, composto por cinco encontros, tem como objetivo apresentar os bastidores da produção da tradicional Paixão de Cristo de Piracicaba — um espetáculo que há décadas serve como porta de entrada para atores, diretores e técnicos da cidade e região.
Na edição deste sábado, o tema será Direção de Produção, abordando o processo de planejamento e execução de uma montagem teatral, especialmente de grande porte. A proposta é discutir como se estrutura uma produção complexa, como a da Paixão de Cristo, e as diferenças entre montagens ao ar livre e produções realizadas em espaços cênicos fechados.
De acordo com a organização, a palestra é voltada tanto a quem deseja conhecer mais sobre o universo das artes cênicas e suas profissões quanto a quem já atua na área e busca trocar experiências e perspectivas.



