Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Biblioteca Municipal exibe Nosferatu, clássico do cinema expressionista alemão
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais

Biblioteca Municipal exibe Nosferatu, clássico do cinema expressionista alemão

Sessão gratuita acontece sexta-feira (14), às 19 horas, destacando um dos marcos do cinema de terror e do expressionismo alemão

Avatar de Viletim
Viletim
mar 13, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Biblioteca Municipal exibe Nosferatu, clássico do cinema expressionista alemão
Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais
Compartilhar

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) promovem nesta sexta-feira, 14/3, às 19 horas, a exibição gratuita de Nosferatu (1922), clássico do cinema mudo dirigido por F. W. Murnau. A sessão integra a programação especial dedicada à história do cinema.

Considerado um dos primeiros filmes de terror da história, Nosferatu é um dos principais expoentes do expressionismo alemão. Inspirado no romance Drácula, de Bram Stoker, o longa-metragem inovou ao criar uma atmosfera de suspense por meio do uso de sombras, cenários distorcidos e uma iluminação contrastante. A obra marcou o cinema por sua abordagem visual única, utilizando técnicas inovadoras de enquadramento e profundidade de campo para amplificar o sentimento de inquietação do espectador.

A produção do filme estabeleceu convenções que se tornaram marca registrada do gênero, como a caracterização do vilão com feições exageradas e a iluminação contrastante que realça o terror da narrativa. Além disso, a expressividade dos atores, característica do cinema mudo, intensificou o impacto dramático das cenas, tornando Nosferatu uma referência essencial para a construção do horror cinematográfico e do estilo gótico no cinema.

O assessor do MISP, Rober Caprecci, destaca a importância do filme. "Nosferatu é um clássico do cinema mundial e um marco do expressionismo alemão. Com seu uso marcante de sombras, iluminação dura e maquiagem intensa, criou uma estética única que potencializa o terror. Além de inovar na linguagem cinematográfica, influenciou diretamente o gênero, estabelecendo convenções que são utilizadas até hoje. Seu impacto foi tão grande que a história já foi revisitada em diversas adaptações, incluindo produções contemporâneas que concorreram a grandes premiações. Nosferatu segue sendo referência fundamental para a construção do cinema de horror moderno", explica.

A exibição faz parte do projeto Cineteca, uma parceria entre a Biblioteca e o MISP, com apoio do MIS-SP e do projeto Pontos MIS.

SINOPSE - O corretor de imóveis Hutter viaja para vender um castelo ao excêntrico conde Graf Orlock. Durante sua estadia, descobre que seu anfitrião é, na verdade, um vampiro milenar que espalha o terror pela região de Bremen, na Alemanha. Enquanto luta para escapar, sua esposa, Ellen, passa a ter uma estranha conexão com o conde, tornando-se peça-chave na batalha contra o mal.

SERVIÇO - Cineteca, exibição do filme Nosferatu. Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333 - Centro, Piracicaba - SP. Sexta-feira, 14/3, às 19h. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3433-3674.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Already a paid subscriber? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar

Copiar link
Facebook
Email
Notes
Mais