Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto exibe filmes em homenagem ao Dia da Mulher

Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto exibe filmes em homenagem ao Dia da Mulher

Programação especial celebra a trajetória e os desafios das mulheres na sociedade e no cinema

Avatar de Viletim
Viletim
mar 07, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto exibe filmes em homenagem ao Dia da Mulher
1
Compartilhar

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, em Piracicaba, exibe, amanhã, 8 de março, os filmes 60 Mulheres: O Brilho das Coreanas-Brasileiras, às 16 horas, e Sofia Foi, às 19 horas, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A exibição é realizada em parceria e com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP). A entrada é gratuita.

O documentário 60 Mulheres: O Brilho das Coreanas-Brasileiras, dirigido por Yoo Na Ki, retrata a trajetória das mulheres imigrantes coreanas que chegaram ao Brasil a partir da década de 1960. Enfrentando barreiras linguísticas e culturais, elas se estabeleceram, principalmente, na indústria da confecção. A produção também destaca a ascensão das gerações seguintes, que conquistaram espaço em áreas como cultura, medicina, direito e literatura.

Já o longa-metragem Sofia Foi, de Pedro Geraldo, acompanha um dia decisivo na vida de Sofia, uma jovem que, ao deixar seu apartamento, se perde pelos corredores da Universidade de São Paulo e revive memórias e encontros marcantes. O filme venceu o prêmio de Melhor Primeiro Filme no festival FIDMarseille 2023 e integra a Sessão Vitrine Petrobras, que promove o acesso ao cinema nacional.

A iniciativa é realizada em parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), por meio do Programa Pontos MIS, que leva exibições cinematográficas, oficinas e ações culturais a diversas cidades do estado. O Pontos MIS busca formar novos públicos e democratizar o acesso à cultura e ao cinema em municípios paulistas.

Para Rober Caprecci, assessor do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP), a programação reforça a importância da valorização feminina no cinema. "Celebrar o Dia da Mulher por meio do cinema é reconhecer e dar visibilidade a essas histórias tão impactantes. Queremos emocionar, inspirar e provocar reflexões sobre a trajetória das mulheres em diferentes contextos", afirma.

SERVIÇO – Exibição especial do Dia da Mulher. Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, 8 de março. Sessões de 60 Mulheres: O Brilho das Coreanas-Brasileiras, às 16h e Sofia Foi, às 19h. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3433-3674.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar