Brasil brilha no Mundial de Ginástica Rítmica com a participação de Nicole Pircio
A piracicabana é uma revelação do PDB local e contribuiu para as medalhas de prata conquistadas pelo país
Nicole Pircio (no centro) com a equipe de Ginástica Ritmica do Brasil, segunda colocada no Mundial - Foto - CBG
O esporte piracicabano está em festa com as medalhas de prata conquistadas no final de semana pela Ginástica Rítmica durante o Mundial da modalidade, realizado no Rio de Janeiro. Isso porque a equipe contou com Nicole Pircio, atleta formada pelo Projeto Desporto de Base (PDB), desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
No sábado (23), a equipe brasileira formada ainda Duda Arakaki, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha, conquistou a inédita medalha de prata no conjunto geral. O Brasil fez 55.250 pontos, ficando atrás apenas do Japão, que alcançou 55.550. Ao som de “Evidências” — de Chitãozinho e Xororó, o conjunto conquistou 27.850 pontos na série com três arcos e duas bolas, emocionando o público.
Nicole (em 2021) quando foi convocada para os Jogos Olimpicos de Tóquio - Arquivo
Já no domingo (24) o quinteto brasileiro repetiu a dose na série mista, com três bolas e dois arcos ficando só a 0.100 da campeã Ucrânia. A China completou o pódio. Foi a maior campanha do país em Mundiais.
Nicole Pircio ressaltou a sensação de grandeza após duas medalhas: “É a concretização de que o nosso trabalho está no caminho certo. Somos leoas e mostramos isso”, declarou ao site da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).
Nesta segunda-feira (25) a equipe brasileira participa de uma série de entrevistas ainda no Rio. Pela manhã, as atletas e comissão técnica estiveram no programa Mais Você, da TV Globo. A expectativa é que Nicole esteja em Piracicaba no próximo fim de semana, de acordo com sua mãe Simone Pircio. Em seguida, a atleta retorna para o Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, localizado em Aracaju, Sergipe, em preparação para os próximos desafios da equipe.
O secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, comemorou a conquista da ginástica rítmica brasileira. “Um feito histórico da modalidade e é sempre bom ver a participação de uma atleta de Piracicaba, levando o nome da nossa cidade em nível mundial. Parabenizo a Nicole e toda equipe brasileira pela gigantesca conquista. Tenho certeza que servirá de inspiração para os nossos atletas de formação e, consequentemente, a revelação de novos talentos”, disse.
TRAJETÓRIA – A piracicabana Nicole Pircio iniciou sua jornada esportiva aos 10 anos, inspirada pelas competições de ginástica rítmica que assistia pela TV. A sua entrada na modalidade aconteceu por meio do PDB, quando consolidou seu amor pelo esporte e aprendeu os fundamentos da modalidade.
Com determinação e talento, aos 15 anos, em 2017, Nicole ingressou na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, passando por um período de avaliação antes de ser oficialmente convocada. A sua estreia internacional aconteceu durante a Copa do Mundo em 2018, em Guadalajara, na Espanha, quando registrou seu nome como a primeira piracicabana a alcançar tamanha façanha nesta modalidade.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, Nicole foi além e conquistou uma das vagas para integrar a equipe brasileira de ginástica rítmica e contribuir para uma valiosa participação que colocou o Brasil em 12º lugar na competição. Posteriormente, no Campeonato Pan-Americano de Ginástica, de 2022, no Rio de Janeiro, Nicole fortaleceu sua posição como atleta de destaque ao contribuir para as conquistas das medalhas de ouro e prata com a equipe brasileira.
Na temporada 2023, a piracicabana continuou a brilhar com a seleção brasileira na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Romênia, e no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Valência, na Espanha, garantindo outras medalhas e a vaga para a seleção brasileira onde disputou as Olimpíadas de Paris 2024.