Viletim

Viletim

Cada enxadada, uma minhoca

Obras contratadas por Luciano Almeida serão monitoradas de perto

Avatar de Viletim
Viletim
jan 27, 2025
∙ Pago
1
1
1
Compartilhar

O movimento do prefeito de Piracicaba Helinho Zanatta (PSD) segue um curso natural, de resolver problemas de gestão. Mas só que em todas as suas iniciativas, até o momento, um mesmo fator tem sido identificado: as marcas da gestão anterior. Serviços que não foram feitos ou foram mal-executados. Nesta lista entram lodo, lixo sólido e até asfalto.

Ao fiscalizar as obras de recape asfáltico, realizadas em 2024, por exemplo, o prefeito percebeu que elas já apresentam problemas estruturais. Na Jaime Pereira, há afundamentos, buracos e problemas de umidade. A situação acionou o sinal de alerta sobre outros investimentos.

Por isso, serão realizados ensaios por amostragem de todo o pavimento das vias que receberam intervenções recentes, o que representa cerca de 300 km entre asfalto e concreto. Para saber o que recebeu tratamento adequado e o que não passa no teste de qualidade, foram estabelecidas algumas referências, como espessura de pavimento, granulometria, compactação e posterior teor de CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo). Assim será possível ter um parâmetro sobre o que de fato segue critério aceitável.

Sendo assim, as obras do pacote já contratadas, em andamento, terão fiscalização rígida, para que os problemas identificados não voltem a se repetir. “É cuidado com o dinheiro público e respeito com o cidadão, para que ele não sofra como sofreu com congestionamentos no ano passado e ainda receba uma obra de má qualidade, que necessite de retrabalho”, conclui Helinho.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura