Câmara entrega Medalha de Mérito Legislativo ao Sesc-Piracicaba
Vereador Pedro Kawai (PSDB) é o autor da solenidade, que também homenageará artistas da música, artes plásticas e dança
Foto: Guilherme leite
A Câmara Municipal de Piracicaba realiza na noite de sexta-feira (5) reunião solene para a entrega da “Medalha de Mérito Legislativo” ao Sesc Piracicaba. Na ocasião, também serão homenageados vários artistas, da música, da dança e das artes plástica. Todas essas reverências são de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB).
MEDALHA DE MÉRITO - Na propositura, o vereador Pedro Kawai desta ma relevância histórica do Sesc Piracicaba, com origem na gestão do prefeito Cássio Paschoal Padovani (1969-1972), quando a Prefeitura adquiriu e doou ao Sesc-SP uma área de 15 mil m².
Nas administrações seguintes, de Adilson Maluf (1973-1977) e João Hermann Neto (1977-1982), Tuffi Elias, então presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba, foram conduzidas as tratativas junto à Fecomércio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) para a construção do CCD (Centro Cultural e Desportivo).
O CCD, concluído em 1979, recebeu o nome do “Comendador Valentim dos Santos Diniz”. Menos de um ano após o início das atividades, o Sesc já contava com 10 mil comerciários matriculados. Em 1984, seguindo a nova tendência institucional, o CCD “Comendador Valentim dos Santos Diniz” passou a incorporar oficialmente o nome da cidade, adotando a denominação “Sesc Piracicaba”.
Desde sua inauguração, o Sesc Piracicaba consolidou-se como referência em cultura, esporte, lazer, saúde e assistência social. Atualmente, atende cerca de 2 mil pessoas diariamente e possui 55 mil comerciários e dependentes credenciados.
HOMENAGENS - Em artes visuais, receberão a homenagem: Ana Paladino, artista visual formada pela FAAP, que, após 30 anos como educadora de Arte, encontrou na cerâmica um campo de liberdade criativa e, desde 2013, integra o Grupo de Cerâmica InVento; Melissa Pozzi, com mais de 20 anos de carreira, se especializou em pintura acadêmica em óleo sobre tela e hoje também realiza pintura digital, além de ser sócia da Galeria 3; e Telma Ramos, que iniciou sua trajetória em 1978, com composições voltadas às paisagens, flores e pássaros, a partir de 1999, destacou-se pela reprodução de automóveis, aviões e motocicletas em telas e atualmente pinta com tinta acrílica e outras temáticas.
Pela música, receberão homenagens: o cantor e compositor Juninho Caipira, com mais de 40 anos de carreira, com discos, livros e programas de rádio dedicados à música raiz; a Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, fundada em 2005 que hoje pode ser considerada um patrimônio cultural da cidade; além de Patricia Ribeiro, cantora e atriz, canta há 30 anos de forma informal, profissionalmente há 10 anos e é reconhecida pela interpretação singular e pelo carisma em suas apresentações.
Na dança, os homenageados serão: Guilherme Sabino, ator e dançarino, integrante da Companhia de Dança Rogéria Zago, além de oficineiro de danças urbanas no programa Movimentação Cultural e na Casa do Amor Fraterno, ministra aulas de teatro na escola Grand Plie e também atua como convidado em algumas escolas artísticas; Juliana Tarumoto, que iniciou no ballet ainda na infância, fez intercâmbio em Londres, mestrado artístico na Irlanda e hoje é doutoranda em Artes da Cena pela Unicamp e bailaria da Cedan (Companhia de Dança de Piracicaba); e, por fim, Rafael Gerage, formado pela Escola Nacional de Ballet de Cuba, integrou o Ballet Nacional del Sodré (Uruguai) e é solista da Cia Ballet Paula Castro, acumulando prêmios nacionais.