Câmara executa 95,6% do orçamento e destaca avanço no planejamento financeiro
Ao final do exercício, o Legislativo realizou a devolução de R$ 2,748 milhões à Prefeitura de Piracicaba, valor que corresponde a 4,38% do orçamento total da Câmara
Despesas ficaram abaixo do que havia sido inicialmente orçado - Foto Rubens Cardia
Balanço apresentado hoje (18) indica que a Câmara Municipal de Piracicaba encerrou o exercício financeiro de 2025 com a execução de 95,6% do orçamento previsto para o ano. “Resultado que evidencia avanços no planejamento e na previsão orçamentária do Legislativo”, afirma release enviado à imprensa. “O desempenho atende às recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que tem orientado os órgãos públicos a priorizarem o controle, a previsibilidade e a eficiência na gestão dos recursos”.
A nota afirma também que os dados consolidados demonstra que as despesas da Câmara ficaram abaixo do que havia sido inicialmente orçado. Os gastos com pessoal e encargos sociais somaram R$ 42,6 milhões, valor 1,22% inferior à previsão inicial. Já as outras despesas correntes — que incluem materiais de consumo, serviços terceirizados e demais custos operacionais — alcançaram R$ 13,1 milhões, representando uma execução 7,77% menor do que o estimado.
Segundo os números apresentados, as despesas, voltadas a investimentos, foram utilizados cerca de R$ 2,3 milhões, correspondentes a 3,77% do orçamento total. As transferências financeiras ao IPASP somaram aproximadamente R$ 1,84 milhão, o equivalente a 2,94% do orçamento do Legislativo para o exercício.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, destacou que o resultado reflete um esforço contínuo para alinhar o orçamento às reais necessidades da Casa. “Nosso objetivo é aprimorar cada vez mais a previsão orçamentária, para que o orçamento da Câmara esteja sempre ajustado às demandas do Legislativo, com foco no bom uso dos recursos públicos, na otimização dos gastos e na eliminação de desperdícios, sem deixar de atender todas as necessidades dos setores”, afirmou.
O presidente cita a autonomia dada pela Mesa Diretora a cada um dos departamentos da Casa em apresentar suas demandas, respeitando os limites orçamentários. “A orientação, desde o início desse ano, era de que os gestores fizessem os investimentos necessários para que a Casa andasse nos eixos no atendimento à população e aos gabinetes dos parlamentares”, diz Relinho. Atualmente, a Câmara conta com os departamentos Procuradoria Legislativa, Comunicação Social, Financeiro, Legislativo, Administrativo e de Tecnologia da Informação.
Um dos instrumentos centrais para esse aprimoramento é o PCA (Plano de Compras Anual), que passou a ter papel estratégico na elaboração do orçamento. Segundo o diretor do Departamento Financeiro da Câmara, José Alexandre Pereira, o plano permite uma projeção mais consistente das despesas. “O PCA tem relevância fundamental no processo de montagem do orçamento anual do Legislativo, pois baliza a elaboração das despesas de pessoal, das outras despesas correntes e das despesas de capital”, destaca. Ele explica que o orçamento é elaborado no segundo semestre de cada ano para execução no exercício seguinte, e o plano contribui para uma previsão mais qualificada.
“Com os controles implementados e o fortalecimento do planejamento, a Câmara busca alcançar, gradativamente, o atendimento integral das demandas internas, incluindo melhorias estruturais em áreas como informática e comunicação social”, garante a nota.
Ao final do exercício, o Legislativo realizou a devolução de R$ 2,748 milhões à Prefeitura de Piracicaba, valor que corresponde a 4,38% do orçamento total da Câmara. A devolução ocorreu em duas parcelas: uma antecipação de R$ 500 mil, transferida em outubro, e o montante de R$ 2.248.805,88, repassado em 18 de dezembro, em conformidade com as recomendações do TCE-SP quanto ao planejamento e à execução orçamentária.



