Câmara institui a Semana da Cultura Italiana
Semana será celebrada anualmente, no mês de fevereiro
Vereador Gustavo Pompeo (Avante) é o autor do projeto
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 72ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (11), o projeto de decreto legislativo nº 41/2025, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que institui na Casa a Semana da Cultura Italiana, a ser realizada do dia 17 a 22 de fevereiro de cada ano. Foi aprovado o texto substitutivo apresentado pelo próprio autor, com mais duas emendas de redação da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação).
Na Semana de Cultura Italiana serão realizados concursos de monografias, palestras, exposições, homenagens, apresentação de coral e atividades alusivas ao tema. A seleção dos nomes e a indicação dos homenageados de origem italiana ou ligados à cultura serão feitas pela Societá Italiana di Mutuo Soccorso juntamente com o vereador proponente.
Poderão ser homenageadas personalidades vivas ou in memoriam que tenham se destacado nas seguintes áreas: promoção da cultura, língua e tradições italianas em Piracicaba; atuação em entidades filantrópicas ou comunitárias de origem italiana; contribuições relevantes à educação, ciência ou artes, com ligação à herança italiana; participação na preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural da imigração italiana na cidade; atuação destacada no setor empresarial, industrial ou agrícola com raízes ou influência italiana e serviços prestados à comunidade que representem os valores da solidariedade, da ética e do trabalho.
Ao justificar voto, Gustavo Pompeo disse que 80% da população da cidade é composta por descendentes dos italianos. “Celebrar a cultura italiana é celebrar a própria cultura de Piracicaba”, afirmou. Confira a justificativa, no vídeo.



