Câmara realiza audiência pública para discutir viabilidade do transporte público com Tarifa Zero
Encontro será amanhã (26), às 14 horas, no plenário da Câmara Municipal de Piracicaba
A audiência é solicitada pela vereadora Rai de Almeida (PT) por meio do requerimento 582/2026 - Foto Rubens Cardia
A Câmara de Piracicaba realiza na tarde de sexta-feira (26), às 14 horas, audiência pública para tratar do tema “Tarifa Zero é possível” no transporte público, proposta pela vereadora Rai de Almeida (PT).
A vereadora embasa a solicitação da audiência na ponderação de que “o transporte público coletivo é um serviço essencial, diretamente relacionado ao direito de ir e vir, ao acesso ao trabalho, à educação, à saúde, à cultura e demais direitos sociais garantidos pela Constituição Federal”.
Ainda segundo Rai de Almeida, a discussão sobre a implementação da política de tarifa zero vem sendo ampliada em diversos municípios brasileiros, como instrumento de promoção da justiça social, da inclusão econômica e da democratização do acesso à cidade.
Ela ainda sustenta que o alto custo das tarifas do transporte público impacta diretamente o orçamento das famílias trabalhadoras, especialmente da população em situação de vulnerabilidade social, desempregados, estudantes, idosos e mulheres, comprometendo o acesso a oportunidades de emprego e serviços públicos, e ao próprio direito de viver a cidade.
Estão convocados para a audiência, solicitada pela vereadora Rai de Almeida (PT), o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Luiz de Melo e o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, José Luiz Ribeiro.
O requerimento 582/2026, assinado pela parlamentar, também convida representantes do Conselho Municipal de Mobilidade, do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, da Frente Parlamentar Tarifa-zero e Mobilidade Urbana e da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas e Consórcios Intermunicipais do Estado de São Paulo - Alesp, bem como demais autoridades interessadas, empresários do setor de transporte, sindicatos, além de toda a população.




