Câmara vota 5% de reposição inflacionária para os servidores municipais
Outros pontos da campanha salarial 2025 continuam em negociação
Reunião da comissão de negociação dos servidores municipais na semana passada no sindicato da categoria
Está na pauta de hoje (7) da Câmara de Piracicaba a votação do projeto do Executivo com a reposição inflacionária dos salários dos servidores públicos municipais em 5%.
A reposição é retroativa ao último dia 1º de março. O terceiro mês do ano é a data-base do funcionalismo municipal desde 2006, e a reposição inflacionária é extensiva aos servidores inativos e pensionistas.
Para ser possível aprovar o texto em dois turnos na mesma noite e ter sanção imediata do prefeito Helinho Zanatta (PSD), o presidente da Câmara, Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, convocou até três sessões extraordinárias.
A revisão ora proposta se destina a recompor a perda do poder aquisitivo dos servidores públicos municipais ao longo do período de março de 2024 a fevereiro de 2025, sendo tais perdas inflacionárias calculadas com base nos indicadores de preço (IPC-Fipe, INPC-IBGE, IPCA-IBGE).
Outros pontos da Campanha salarial
Estão pendentes de negociação o vale-alimentação e o ganho real de 4% proposto pelos municipais. O primeiro não tem valor definido, mas o prefeito havia sugerido, em outro contexto, R$ 270, que os servidores consideram muito baixo. Quanto ao ganho real, a categoria pleiteia 4%, divididos em duas partes iguais ao longo deste ano.