Campanha da Società busca reconstituir obras de arte do Teatro Italiano com apoio da sociedade piracicabana
Além dos afrescos, a recuperação de um acervo de memória familiar pode contribuir para a datação de reformas realizadas no prédio da Società
O enigma pode estar na sua casa! A primeira frase deste artigo tem a finalidade de provocar. O alemão Theodor Adorno é pai de uma tese curiosa sobre arte, cujo valor consiste na preservação de informações que ainda não foram suficientemente compreendidas e exploradas. Quando uma obra de arte perde os seus mistérios, os seus segredos, seria como se ela perdesse sua condição de arte. Porque ela se esvazia.
O tempo, com a abertura de novas perspectivas estéticas, pode ser um fator que influencie no esgotamento de um conteúdo artístico, que passa a ser visto como superado, mesmo que se trate de uma criação que marcou um movimento histórico. O empenho crítico para decifrar uma obra de arte também contribui para tentar solucionar todos os seus enigmas. Está tudo lá em Teoria Crítica, obra filosófica que ainda guarda bons motivos para ser lida.
Società Italiana
Mas qual a razão desse papo estranho? Vamos por parte, criando uma nova situação para refletir sobre o tema. E se a obra de arte, mesmo sem ter sido devidamente apreciada, desaparecesse ou fosse destruída pelas circunstâncias? É possível reconstituir seus detalhes, redimensionar sua riqueza interna para voltar ao mundo e ter a oportunidade de ser devidamente escrutinada por críticos e apreciadores em geral?
Foi mais ou menos isso o que aconteceu com os afrescos da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba. O seu teatro italiano, que completou 120 anos em 2024, é considerado um dos únicos patrimônios arquitetônicos do gênero no Estado de São Paulo e, quiçá, do Brasil. Ele contava com uma série de obras de arte de estimado valor que simplesmente foram destruídas, seja pelo tempo, seja pelo uso incorreto do espaço ou por tentativas errôneas de recuperação artística... Nada ficou registrado sobre esse período e a produção das obras. Agora, em um movimento excepcional da comunidade italiana de Piracicaba, abriu-se uma possibilidade para a recomposição das paredes do teatro.
Além dos afrescos, a recuperação de um acervo de memória familiar pode contribuir para a datação de reformas realizadas no prédio da Società que ocorreram ao longo dos anos...
Com a aprovação pelo ProAc, o projeto de restauro da sede da Società está em sua fase inicial e faz parte dessa etapa identificar nos arquivos particulares fotos e filmes que possam trazer alguma informação que colabore para essa reconstituição. Nesse caso, o enigma não foi esgotado, porque ele simplesmente desapareceu. Mas, por algum motivo, seus pais ou avós podem ter feito algum registro e, nesse caso, para fins de restauro, o enigma pode estar na sua casa.
O nosso apelo aqui é para que você e sua família também façam parte da reconstrução da sede da Società Italiana di Piracicaba e de seu teatro, selecionando no arquivo doméstico possíveis registros fotográficos e filmes com algum tipo de registro da arquitetura local antiga, dos afrescos, enfim. Todos os sinais daquela fase original serão muito bem-vindos e podem ser fundamentais nesse processo.
Neste primeiro momento, é importante o entendimento da questão. Mas já pode iniciar a busca nos baús, no porão, onde quer que esses registros possam estar. Quanto maior o seu envolvimento e da sociedade piracicabana, maior será a chance do sucesso desse restauro, cujo projeto inicial está sendo desenvolvido pela 3marias Produções Culturais e a empresa J. Binotti Arquitetura, especialista em patrimônio cultural. No próximo artigo vamos detalhar melhor como se dará o envio dos documentos e como o nome da sua família ficará para o registro deste projeto pela colaboração.
Sigamos Adorno, mas no sentido avesso. Não se trata aqui de enigmas que se esgotaram, mas de enigmas que precisam ser redescobertos e reconstituídos a partir desta campanha que agora se inicia. Esses enigmas podem estar na sua casa!
Este projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Società Italiana de Piracicaba e da J. Binotti Arquitetura, com patrocínio das empresas Drogal, Requiph, Unafe, Comgás, Bom Peixe, Marrucci, Cofaco, Grupo Maurano, e produção cultural da 3marias Produtora.