Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Campanha do Sesc São Paulo propõe reflexão sobre envelhecimento e combate à violência contra pessoas idosas

Campanha do Sesc São Paulo propõe reflexão sobre envelhecimento e combate à violência contra pessoas idosas

O dia 15 de junho é estabelecido pela ONU como Dia Mundial de Combate à Violência Contra Pessoas Idosas. De 14 a 17 de junho, o Sesc São Paulo realiza a Campanha de Conscientização da Violência...

Avatar de Viletim
Viletim
jun 12, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
Campanha do Sesc São Paulo propõe reflexão sobre envelhecimento e combate à violência contra pessoas idosas
1
Compartilhar

Nos dias 15 e 17 de junho haverá no Sesc Piracicaba atividades sobre envelhecimento. Com o tema “Envelhecer como Direito para Todas as pessoas”, esta edição de 2025 foca no envelhecimento da população negra, e tem como objetivo promover maior equidade, destacando as diferentes formas que esse processo é vivido em todo o Brasil.

“Ao defender o direito ao envelhecimento digno e pleno, o Sesc reafirma seu compromisso com a promoção da equidade e o respeito às múltiplas experiências de velhice. É fundamental reconhecer que, em um país tão desigual como o nosso, pessoas negras idosas enfrentam ainda mais vulnerabilidades e omissões. Por isso, nossas ações buscam não apenas sensibilizar sobre a importância da prevenção das violências, mas também estimular o protagonismo, a autoestima e a participação social, contribuindo para uma sociedade que valorize e proteja as diversas formas de envelhecer”, comenta Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo.

Partindo do princípio de que combater violências passa por valorizar as diferentes experiências de envelhecimento, o Sesc busca por meio de suas ações estimular a convivência, o cuidado mútuo, o fortalecimento da autoestima e a valorização do saber dos mais velhos — especialmente em comunidades onde a pessoa idosa é reconhecida como guardião da memória coletiva.

Acontecerá no domingo, no dia 15/06 às 15h30, um encontro para refletir sobre as atuais perspectivas e as possibilidades de um futuro com mais equidade, ambas unidades terão um bate-papo com o tema “Envelhecer como Direito: equidade na diversidade”, participam da reflexão Lenny Blue, mestranda do projeto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (UFABC), estudando os temas da velhice negra, invisibilidade e apagamentos. Antonio Junior do Batuque de Umbigada, Pós-Doutor em ciências humanas e sociais pela UNICAMP, com pesquisas voltadas para cultura negra e caipira e o mestrando da USP, Huri Paz.

Acontecerá também na terça-feira, no dia 17/06 às 20h, o destaque da programação de 2025, que é a Leitura Dramática com Antonio Pitanga. O ator, com mais de 60 anos de carreira, fará uma leitura de textos teatrais, sobre os aspectos do envelhecimento da população negra no Brasil.

SOBRE O TRABALHO SOCIAL COM PESSOAS IDOSAS (TSPI)

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar