Campanha Nacional de Multivacinação começa no dia 6/10
Crianças e adolescentes de até 15 anos devem ser vacinados; Dia D está marcado para 18/10
Crianças e adolescentes de até 15 anos são o público-alvo da Campanha Nacional de Multivacinação do Ministério da Saúde que começa na segunda-feira (6) e segue até 31 de outubro, com Dia D de Mobilização marcado para o dia 18/10, um sábado Nesta data, as unidades de saúde do município estarão abertas e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde prontas para realizar as imunizações.
A atualização da carteira de vacinação pode ser feita todos os dias nas unidades de saúde. Em Piracicaba, as salas de vacina funcionam em todas as unidades da Atenção Básica (UBSs e PSFs), com exceção da UBS Paulista – das 8h às 15 horas. Há também a opção da vacinação em horário estendido, das 17h às 20 horas, de segunda a sexta-feira, na UBS Centro, localizada na avenida França, 227, no Jardim Europa.
Para acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes, com previsão de próximas doses, receber alertas e lembretes, há a opção do aplicativo Meu SUS Digital, além da carteira física. No aplicativo Pira SUS Digital também é possível ter acesso a carteira virtual. No caso de crianças e adolescentes, é preciso fazer o cadastro no nome deles.
No período da campanha estarão disponíveis todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Entre as prioridades do Ministério da Saúde estão o resgate de não vacinados contra HPV (de 15 a 19 anos), febre amarela e sarampo.PROTEÇÃO - Embora o Brasil tenha eliminado doenças como poliomielite e sarampo, é fundamental manter altas coberturas vacinais para evitar que esses vírus voltem a circular. Durante a campanha, o Ministério da Saúde vai reforçar a vacinação contra o sarampo, diante da escalada de casos na América do Norte, que concentra 99% dos casos no continente: 7 mil. Toda a população de 12 meses a 59 anos poderá se vacinar contra a doença no país, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil.
Outra recomendação do Ministério da Saúde é para que Estados como São Paulo intensifiquem a vacinação contra a febre amarela, medida que já está sendo adotada pela Secretaria de Saúde em Piracicaba, que realiza, entre outras ações, a vacinação casa a casa, com imunização de aproximadamente 3.000 pessoas desde o dia 26 de julho, além da oferta em todas as unidades de saúde, com exceção da UBS Paulista.
As vacinas que serão disponibilizadas na campanha:
Hepatite B
Dengue para a faixa etária de 10 a 14 anos
Dupla adulto (difteria e tétano)
DTP (Tríplice bacteriana que protege contra difteria, coqueluche e tétano)
Febre amarela
Hepatite A (para as crianças de 15 meses a menores de 5 anos ainda não vacinadas)
HPV para a faixa etária de 9 a 14 anos e para os adolescentes de 15 a 19 anos que não foram vacinados ainda
Meningo ACWY para os adolescentes de 11 a 14 anos
Meningo C para as crianças menores de 1 ano ainda não vacinadas
Pentavalente (que protege contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenzae e hepatite B)
Pneumocócica conjugada 10
Poliomielite inativada (VIP)
Rotavírus
SCR (tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola)
Tetra viral ou varicela para as crianças de 15 meses a menores de 7 anos com o esquema vacinal incompleto
Influenza (gripe) para toda população acima de 6 meses.