Cartas a Piracicaba destaca Sebastião Nogueira de Lima, em evento no dia 20
Na ocasião, será realizada uma discussão em torno de Sebastião Nogueira de Lima, delegado de polícia de Piracicaba durante a Revolução de 1932, foco da publicação literária
O livro “Cartas a Piracicaba”, do jornalista Edson Rontani Júnior, terá um lançamento especial no dia 20, sábado, às 9 horas, no Instituto Beatriz Algodoal.
Na ocasião, será realizada uma discussão em torno de Sebastião Nogueira de Lima, delegado de polícia de Piracicaba durante a Revolução de 1932, foco da publicação literária.
Nogueira foi avô de Beatriz Algodoal, que leva o nome deste Instituto situado no Centro de Piracicaba.
“Cartas” faz um relato da Revolução Constitucionalista ocorrida de 9 de julho a 2 de outubro de 1932, quando paulistas empunharam armas clamando pela prometida Constituição Federal, um dos focos de trabalho do presidente Getúlio Vargas quando assumiu o Executivo Nacional em 1930.
A publicação resgata cartas enviadas por piracicabanos que foram aos fronts de batalha, em especial nas divisas com Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Além disso, Rontani fez um registro sobre como a imprensa local cobriu esta insurreição armada, pelos jornais da época: O Momento, Gazeta de Piracicaba e Jornal de Piracicaba.
Sebastião Nogueira de Lima foi vereador, advogado, delegado de polícia, desembargador e interventor federal no estado de São Paulo.
Ele e sua família tiveram participação importante na Revolução de 1932. Sua filha, Zenaidinha, foi uma espécie de embaixatriz da luta armada.
O lançamento é aberto ao público em geral. Haverá distribuição gratuita de 30 exemplares do livro, conforme inscrição prévia.
O Instituto Beatriz Algodoal estará oferecendo um café colonial antes do lançamento, ao custo de R$ 49,90. Informações pelo what’s 9112-1777.