Cecan abre Campanha Outubro Rosa com show de Júlia Simões e Amigas da Onça
Programação inclui caminhada, palestras em empresas e atividades com pacientes em tratamento oncológico
Fernando Medina reforça o convite para a abertura da Campanha Outubro Rosa nesta sexta-feira (26), às 19h30, no Cecan
O movimento Outubro Rosa completa mais um ano de mobilização mundial pela conscientização sobre o câncer de mama, consolidando-se como uma das campanhas de saúde pública mais reconhecidas globalmente.
No Brasil, instituições como a Santa Casa de Piracicaba aderem à campanha por meio do Centro do Câncer (Cecan), que preparou uma programação especial para todo o mês de outubro. As ações incluem campanhas educativas com pacientes, palestras em empresas e organizações, a tradicional Caminhada da Prevenção, além da iluminação dos prédios hospitalares na cor rosa, símbolo da luta contra o câncer de mama.
A abertura oficial da campanha será realizada nesta sexta-feira (26), às 19h30, na recepção do Cecan. O evento contará com show da cantora Júlia Simões e apresentação do grupo Amigas da Onça — formado por mulheres que enfrentaram ou ainda enfrentam o câncer de mama e que utilizam a música como forma de levar mensagens de prevenção a escolas, empresas, hospitais e outras instituições.
Para o médico oncologista Fernando Medina (CRM 43 587), diretor do Cecan, os dados epidemiológicos reforçam a urgência da campanha. “O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 73.610 novos casos de câncer de mama por ano no triênio 2023–2025, o que representa uma taxa de incidência de 66,54 casos por 100 mil mulheres”, alerta.
Segundo ele, a doença é a segunda neoplasia mais frequente entre brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No entanto, reforça, o diagnóstico precoce é determinante para o prognóstico. “Quando identificado nos estágios iniciais, o câncer de mama tem taxa de sobrevida superior a 95% em cinco anos”, explica Medina, ao recomendar a mamografia anual para mulheres a partir dos 40 anos e o autoexame mensal para todas as idades.
Além da prevenção, o médico ressalta que a campanha cumpre um papel importante ao desmistificar conceitos equivocados sobre o câncer de mama e incentivar o diálogo aberto sobre os sintomas e fatores de risco.