Cecan vai promover Sábado Sem Câncer de Pulmão
“Respire Vida: Previna o Câncer de Pulmão” é o tema da Campanha que direcionará atendimento gratuito aos participantes no próximo dia 02 de agosto, das 9h às 16h
Oncologista Fernando Medina (2º à esq) entregou o projeto da Campanha à direção da Santa Casa
Com a proposta de promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de pulmão, ao mesmo tempo em que incentiva o fim do tabagismo, o CECAN - Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba promoverá, no próximo dia 2 de agosto, das 9h às 16 horas, mais uma edição da Campanha Sábado Sem Câncer de Pulmão, mediante apresentação de documento e comprovante de residência pelos participantes.
O projeto foi entregue recentemente pelo oncologista Fernando Medina, diretor do CECAN, ao provedor da Santa Casa, Alexandre Valvano Neto, que aprovou a iniciativa. “Tudo o que fizermos em prol da prevenção ajuda a projetar um futuro melhor e mais saudável para todos”, disse. A administradora Vanda Petean e o diretor técnico André Gervatoski (o terceiro na foto abaixo), da Santa Casa; e a supervisora de Hotelaria do Cecan, Janice Barboza, também estiveram presentes.
Com atendimento gratuito aos participantes, a Campanha promoverá anamnese rápida e ausculta pulmonar, tomografia computadorizada de pulmão para fumantes de alto risco, distribuição de folders educativos, tratamento gratuito para câncer de pulmão e tratamento para tabagismo.
O atendimento será feito por equipe de médicos oncologistas, pneumologistas, radiologistas, enfermeiros, psicólogos e voluntários para orientar os participantes e promover a distribuição de senha mediante ordem de chegada.
Segundo Fernando Medina, a ideia é que a iniciativa atraia, sobretudo, fumantes, ex-fumantes e pessoas expostas a fatores de risco, como poluição ou histórico familiar da doença. “O paciente terá acesso a tratamento gratuito no CECAN”, disse o especialista, ressaltando os parceiros que estão sendo acionados para participar da ação. “Na terça-feira, 15, vamos falar com o secretário municipal de Saúde, Sérgio Pacheco”, revelou.
Medina conta que a iniciativa também vai disponibilizar grupos de apoio ou consultas com psicólogos e pneumologistas para ajudar na cessação do tabagismo, um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão, assim como a exposição a substâncias químicas, poluição ambiental, histórico familiar, doenças pulmonares prévias, radiação, idade e sexo.
Ele ressalta que, em 2025, o cenário do câncer de pulmão continuará a evoluir rapidamente, com avanços significativos em diagnóstico e tratamento. “O rastreamento, a imunoterapia e terapias-alvo são áreas de destaque, visando melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes”, evidenciando que a tomada de decisão multidisciplinar, envolvendo diferentes especialidades, é crucial para o manejo eficaz do câncer de pulmão, abrangendo desde a prevenção e diagnóstico até o tratamento.