Centro de Controle de Zoonoses já atende em novo endereço
A mudança visa garantir eficiência nos serviços prestados
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está atendendo em novo endereço: rua Dionísio Dal Picolo, s/nº (próximo ao nº 39), bairro Jupiá. A mudança tem como objetivo garantir a eficiência nos serviços prestados, bem como aprimorar as ações de vigilância, prevenção e controle das zoonoses no município.
Entre as funções do CCZ, departamento da Secretaria de Saúde, estão ações como a observação de animais agressores (cães e gatos) que tenham causado mordeduras; monitoramento e controle de escorpiões; ações de prevenção e controle da dengue e outras arboviroses; captura e análise de morcegos com suspeita de raiva; ações de prevenção e controle da febre maculosa; manejo de colônias de gatos em situação de rua; monitoramento de primatas não humanos e prevenção da febre amarela; aplicação da vacina antirrábica em cães e gatos; desenvolvimento de atividades educativas por meio do Núcleo de Educação Pedagógica e demais atividades ligadas à vigilância de zoonoses.
Para dúvidas, orientações ou solicitações, os canais de atendimento do CCZ são os telefones 3427-2400 e 3427-2270 para solicitações sobre Zoonoses e 3427-3351 para situações relacionadas à dengue, além dos e-mails ccz@piracicaba.sp.gov.br e dengue@piracicaba.sp.gov.br
PROTEÇÃO E BEM ESTAR ANIMAL – O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA), responsável por ações voltadas à proteção e ao cuidado com os animais, permanece a rua dos Mandis, s/n, bairro Jupiá, com funcionamento independente. A separação dos setores foi planejada para otimizar os atendimentos, respeitando as especificidades de cada área e permitindo maior foco nas respectivas atividades.
Entre as competências do DPBEA estão a realização de castrações em cães e gatos; recebimento e apuração de denúncias de maus-tratos a animais; recolhimento de animais feridos, atropelados ou agressivos (cães e gatos); recolhimento de fêmeas gestantes em situação de rua ou vulnerabilidade; promoção da posse responsável de animais de estimação, recebimento e a destinação adequada de animais de estimação após o óbito e atendimento às demais demandas relacionadas ao bem-estar de cães e gatos. Os canais de atendimento são os telefones 3427-2721 e 3434-3888.