Centro de Formação Educacional da SME será inaugurado amanhã (20)
O local foi reformado e será usado para formação continuada dos professores da rede e atividades culturais para a população
A Prefeitura de Piracicaba inaugura amanhã (20), às 17 horas, o Centro de Formação Educacional, que homenageia o professor e político Antonio Carlos de Mendes Thame, falecido em 28 de abril de 2022.
O espaço está localizado no endereço que abrigou a Pinacoteca Miguel Dutra (rua Moraes Barros, 233, no Centro) e passou por reforma para receber atividades pedagógicas para os professores e culturais para a população em geral.
Foram resolvidos os problemas com infiltrações do prédio, que recebeu pintura nova interna e externa, instalação de projetores, adequação dos equipamentos do sistema de ar-condicionado e de alarmes, jardinagem, entre outros.
A estrutura conta com um pequeno anfiteatro, para 56 lugares. Para ampliar essa estrutura, o salão principal possui 300 cadeiras móveis e conta com projetores que foram instalados recentemente. “Dessa maneira, é possível que o salão seja utilizado de maneira diversificada, podendo receber desde formações continuadas para os professores e palestras, como exposições, respeitando a história e a tradição cultural do espaço”, explica nota da prefeitura.
As empresas Mind Lab e Colaborativa doaram o mobiliário e itens para a decoração de duas salas que serão utilizadas pelos docentes. A Poliedro, responsável pelo sistema de ensino utilizado na rede e parceira da SME, fez a doação das cadeiras para o espaço principal.
O Centro de Formação tem ainda um espaço para almoxarifado, cozinha, quatro banheiros e varanda externa.
O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que o anfiteatro da SME, com capacidade para 250 lugares e duas salas, não atendem as necessidades dos professores da rede. Por isso a necessidade desse novo espaço.
“O Centro de Formação vai receber atividades que permitirão que os mais de 3.000 professores que temos em nossa rede continuem estudando e se atualizando, e estará aberto também para atividades culturais. É um patrimônio de Piracicaba, um prédio que foi tombado devido a sua importância para a cidade e temos a preocupação de preservar suas características históricas e culturais”, explicou