Chá de Mulungu
Vale lembrar ainda que Janja é socióloga e tem tudo a ver com os Acadêmicos de Niterói
Imagem ChatGPT
Lula não gosta de ler. Ele mesmo já disse isso. Mas os acadêmicos gostam de Lula. Não é por questão antropológica, mas sim, antropofágica.
Com Lula no poder, fica mais fácil defender as teses de sempre e engolir o adversário. Não precisa nem pensar.
Certos acadêmicos não gostam de pensar, mas gostam de engolir uma bola. Não como Malba Tahan, porque isso envolve raciocínio.
Mas ganhar um dinheirinho fácil, do Estado, como este que Freixo está dando para a Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, para homenagear Lula.
“Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil.” É o slogan da escola de samba. Pelo que entendi.
Mulungu, para quem não sabe, é Mulungu mesmo. Fique tranquilo que vou explicar. Clica no Google e vê lá no tuasaude:
“O mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta com propriedades calmantes e sedativas, normalmente indicada para o tratamento de insônia, estresse e ansiedade. Além disso, o mulungu, conhecido também como corticeira, canivete ou bico-de-papagaio, possui ação analgésica e, por isso, ajuda no alívio das dores reumáticas e cólicas menstruais.”
Acadêmico pensa em tudo antes de tomar uma decisão política. Pensa em Lula, em Janja e neles mesmos. Aqui me refiro ao bico-de-papagaio.
E pensa na grana, claro. Na publicação de Freixo no Instagram (para quem se esqueceu, ele é presidente da Embratur e homem do PT), ele escreveu: “Esse desfile vai entrar pra história dos carnavais. É Lula cantado por toda a Sapucaí!.”
Juro que eu prefiro ver a Virgínia dançando, mesmo que sem jeito, a ter que aturar Lula cantando.
E não vai cantar só para ele, vai cantar por toda a Sapucaí. A ambição é maior. Freixo gosta disso porque ele é um acadêmico. Só pode ser.
Ele liberou pela agência de promoção do turismo nacional R$ 1 milhãozinho à referida escola de samba. Turismo é assim que se faz.
Lembre-se de que estamos em ano eleitoral. Nada mais normal que colocar o candidato Lula na torre da escola de samba sambando para o povo e cantando para toda a Sapucaí.
Agora que Lula está como Sylvester Stallone, musculoso e se sentindo com o desejo de um menino de 20 anos, a imagem será memorável.
Eu colocaria também um jatinho bem próximo do operário do Brasil para que Janja possa participar da festa com requinte.
Vale lembrar ainda que Janja é socióloga e tem tudo a ver com os Acadêmicos de Niteroi.
Depois que monto uma imagem como esta, virtuosa, pós-moderna, antropofágica, demolidora de bolsonaristas, caio em desalinho e me vem à mente Macunaíma. Sinto preguiça e tenho vontade de tomar chá de mulungu.




