Chama o síndico!
Certas notícias provocam o riso, apesar da dura realidade das pessoas que são afetadas pelo problema
Certas notícias tornam-se curiosas pela forma com que elas chegam ao público. Primeiramente, elas parecem esconder falhas da administração pública. Mas nem sempre é assim. Esta semana, a assessoria do vereador Cássio Luiz (Fala Pira) encaminhou ao viletim.com.br uma situação sobre abastecimento de água no condomínio Paineiras, em Piracicaba.
“Os moradores do Condomínio Paineiras, localizado no bairro Parque Orlanda, na região de Santa Terezinha, enfrentam uma situação crítica de falta de água, principalmente no período noturno. O problema, segundo o síndico Jonas Karklies e o conselheiro Rodrigo da Silva, ocorre diariamente por volta das 18h e só é normalizado na madrugada do dia seguinte”.
O site poderia ter publicado a informação sobre a situação crítica dos moradores, conforme relato. Mas, o que é importante em um trabalho dessa natureza, deve-se checar o outro lado, ou seja, deve-se perguntar se o Semae foi comunicado sobre o problema e se há alguma ação para resolvê-lo. E olha a resposta obtida por intermédio da assessoria da prefeitura:
“A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), informa que esteve em reunião para mais esclarecimentos sobre as constantes faltas de água no Condomínio Paineiras na tarde de hoje, 14/07. Durante a reunião, foi feito contato com o síndico e equipe técnica do Semae foi até o local.
Após a visita, ficou constatado que a falta de água acontece por duas razões principais e ligadas diretamente à administração do condomínio, são elas: diminuição na oferta de água para os moradores com redução de rede de 100mm (oferecida pelo Semae até a porta do empreendimento) para 25mm (disponibilizada pelo condomínio aos moradores) e constantes períodos de racionamento de água internos promovido pelos gestores do condomínio, desta forma, podendo causar problemas constantes na oferta de água internamente aos moradores.
É importante ressaltar que o Semae vem trabalhando de forma intensa para resolver o problema do abastecimento de água na cidade com a realização de importantes obras, como a retomada da produção de água em sua capacidade máxima nas ETAs Luiz de Queiroz e Capim Fino, além de obras para melhoria do abastecimento, entre elas a setorização da rede, a ampliação de equipes para pequenos reparos, bem como troca de redes, instalação de novas adutoras e reservatórios em diversos pontos estratégicos da cidade”.
O que dizer depois dessa? Dá vontade de rir, mas quem está passando apuro são os próprios moradores, por medidas internas do condomínio. Seria fácil criticar o Semae. Mas o Viletim fez o certo. Trouxe o problema e a informação oficial. Como diria Tim Maia aos condôminos do Paineiras: Chama o Síndico!