Chamamento público visa estudos de concessão do Zoológico e Paraíso das Crianças
Iniciativa busca modernizar a gestão, reduzir gastos públicos e tornar os espaços mais atrativos para a população
Foi publicado hoje no Diário Oficial do Município o Chamamento Público nº 001/2025 para seleção de estudos que vão subsidiar a Administração na elaboração de edital de concessão do Zoológico Municipal e do espaço Paraíso das Crianças.
O objetivo é avaliar propostas que tragam melhorias estruturais, modernização da gestão e viabilidade econômico-financeira para que os equipamentos se tornem mais atrativos e sustentáveis.
De acordo com o edital, os estudos deverão propor soluções de revitalização, manutenção, embelezamento, preservação ambiental e incremento das atividades culturais, educativas e turísticas. A Prefeitura busca, com esse processo, reduzir a dependência orçamentária do município, ampliar o número de visitantes, gerar empregos e estimular a economia criativa local.
A iniciativa também prevê a valorização da função socioambiental do zoológico, priorizando o bem-estar animal, a conservação da biodiversidade e a educação ambiental. Além disso, a abertura para parcerias com a iniciativa privada e instituições acadêmicas deve impulsionar a inovação, a pesquisa aplicada e a oferta de novos serviços.
“A Prefeitura está seguindo um modelo de gestão que está sendo utilizado pelas principais regiões metropolitanas do Brasil. Um exemplo é o que ocorreu com a Fundação Parque Zoológico da cidade de São Paulo, onde também está com uma gestão, hoje, particular. O chamamento público que acabamos de lançar, visa a elaboração de estudos que ajudem a modernizar a gestão do nosso Zoológico e do Paraíso das Crianças. A ideia é melhorar a sua infraestrutura, garantir o bem-estar dos animais e tornar os espaços mais atrativos para a população. Ao mesmo tempo em que reduzimos os gastos públicos e incentivamos parcerias que tragam inovação e mais visitantes para a cidade”, explicou Edson Marcus Bucci, secretário-executivo de Meio Ambiente.
O período de credenciamento vai de 2 a 20 de outubro e está aberto a pessoas físicas, jurídicas e consórcios que comprovem experiência em projetos de concessão de uso de bens públicos, turismo, lazer, cultura, esportes ou meio ambiente.