Cinema movido a pedaladas: BikeCine chega ao Engenho Central na quinta-feira (30)
Com apoio da Prefeitura, iniciativa terá exibição de curtas-metragens e do filme Flow, vencedor de melhor animação no Oscar 2025
Piracicaba será palco, pela primeira vez, de uma experiência única que une cultura, sustentabilidade e diversão. Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, o BikeCine chega à cidade na quinta-feira (30), para sessões gratuitas de curtas-metragens e do longa de animação Flow, vencedor do Oscar 2025. A ação acontece no pequeno pátio do Engenho Central e os ingressos podem ser retirados, presencialmente, uma hora antes do evento ou pelo link bikecine.com.br.
Os curtas serão exibidos às 19 horas e o fillme Flow a partir das 20 horas. O BikeCine é um cinema itinerante que funciona exclusivamente com energia limpa e sustentável, gerada pelas pedaladas do próprio público. Quem for assistir pode escolher: curtir o filme sentado nas 150 cadeiras da plateia ou participar ativamente pedalando em uma das 16 estações — 12 bicicletas fixas e quatro bases para quem quiser levar a sua.
Para o público infantil, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, o projeto oferece o pedal de mão, um recurso que permite participar da geração de energia de forma divertida e acessível. A proposta é simples: todos podem contribuir e todos podem se divertir.
Mais do que cinema, o BikeCine é uma ação que incentiva o uso de energia limpa, o trabalho coletivo e a consciência ambiental. Toda a energia utilizada nas sessões é gerada pelas pedaladas — o que move a tela, o som e o projetor vêm diretamente do esforço do público. A tecnologia do BikeCine vai além das bicicletas: a projeção é feita em uma tela inflável Airscreen, com alta qualidade de imagem e som, garantindo uma experiência completa para o público.
A energia das pedaladas se transforma em energia elétrica, pela cinética gerada dos movimentos do pedal. O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.
O BikeCine em Piracicaba é viabilizado por meio da Lei Rouanet, incentivo a projetos culturais, com patrocínio da Mirante e Instituto Aegea, apoio da Prefeitura de Piracicaba, realização BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SINOPSE – A programação em Piracicaba inclui curtas-metragens e o longa Flow, animação vencedora do Oscar 2025, que conta a história de um gatinho em um mundo inundado. Do diretor Gints Zilbalodis, da Letônia, o filme conta a história de um gato solitário em um cenário pós-apocalíptico que um dia é perseguido por cães e vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver, enfrenta diferentes ameaças, até encontrar abrigo em um pequeno barco povoado por diversos animais. Nesse veleiro eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo mundo. Flow acompanha uma aventura por entre as ruínas de um mundo inundado e destruído, onde os sobreviventes buscam a ajuda e esperança de cada um.
SERVIÇO – BikeCine. 30/10, quinta-feira, às 19h e às 20h, no pequeno pátio do Engenho Central (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende). Em caso de chuva, o evento acontecerá no Galpão 9. Ingressos: entrada gratuita (reserva de ingressos on-line no
https://bikecine.com.br
ou retirada presencial, a partir de 1 hora antes).



