Circuito Outubro Rosa leva orientação sobre saúde e nutrição aos varejões municipais
“Vamos fazer orientação nutricional sobre os hábitos alimentares que podem contribuir com a prevenção do câncer”
Durante o Circuito Outubro Rosa, uma série de ações educativas serão desenvolvidas nos varejões municipais de Piracicaba. A programação, que começou no dia 5, segue até o dia 30 e vai orientar a população sobre prevenção do câncer, com destaque para o de mama.
Marcela Buoro, coordenadora do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, conta que a equipe recebeu diversos convites para ações no Outubro Rosa, evidenciando que a mobilização social neste período tem o poder de fornecer informações para a população de prevenção, por meio de hábitos saudáveis de vida, e promoção de diagnóstico precoce, favorecendo tratamento adequado, com menor custo e mais efetivo para a mulher, além de acolher mulheres tratadas e curadas em suas atividades cotidianas de forma humana e inclusiva.
“O Cesm participa destas ações nos varejões também com o objetivo de potencializar cada espaço de informação”, destacou Marcela.
“Vamos fazer orientação nutricional sobre os hábitos alimentares que podem contribuir com a prevenção do câncer”, explica a enfermeira Dayse Ruiz Feitosa, da Unimed Preventiva, parceira na realização do Circuito Outubro Rosa. A equipe de nutrição vai usar réplicas de alimentos, feitos em resina, para explicar os benefícios do consumo saudável.
A equipe de enfermagem também vai abordar a importância do autoexame, da identificação de nódulos e alterações nas mamas, além de reforçar a realização da mamografia a partir dos 40 anos, conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia e do Ministério da Saúde.
Outro ponto do circuito será a orientação sobre os direitos das pessoas com diagnóstico de câncer, com participação de assistente social. A próxima atividade está programada para amanhã (9), no Mercado Municipal.
A Funjape, fundação que atende pacientes oncológicos e seus familiares em Piracicaba, também integra a ação. Quem participar poderá doar 1 litro de óleo vegetal ou produtos hortifrutigranjeiros, usados para montar cestas de alimentos destinadas às famílias atendidas pela instituição.
“O Outubro Rosa é uma oportunidade de levarmos a mensagem da prevenção para perto das pessoas, em locais de grande circulação, como os varejões. Queremos mostrar que cuidar da saúde é um gesto que pode salvar vidas”, afirma o secretário de Saúde, Sergio Pacheco.
Para o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, “os varejões municipais são espaços de convivência e de promoção de qualidade de vida. Unir a alimentação saudável à conscientização sobre a saúde da mulher reforça o papel desses equipamentos como aliados da população.”
“O circuito é uma iniciativa que nos aproxima ainda mais da comunidade, levando informação e orientação de forma simples e acessível. A Unimed Piracicaba acredita que a prevenção é o caminho mais seguro para cuidar da saúde e, por isso, abraçamos essa parceria com as secretarias municipais de Saúde e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. Queremos, juntos, despertar a consciência sobre a importância dos exames preventivos, da alimentação equilibrada e do diagnóstico precoce, porque cada atitude de cuidado pode significar vidas preservadas e famílias inteiras protegidas”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.
Agenda – Circuito Outubro Rosa
9/10 (quinta-feira), 9h às 12h – Mercado Municipal
15/10 (quarta-feira), 14h às 17h – Varejão da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2.110)
23/10 (quinta-feira), 9h às 15h – Fundação Ilumina (Rua Arduce Honorio de Aguiar, Pompeia)
25/10 (sábado), 9h às 12h – Varejão Central (Rua Santa Cruz, 1.260)
30/10 (quinta-feira), 9h às 11h – Varejão da Vila Rezende (Av. Dr. João Teodoro, 1.299)